A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado, com apoio de todas as delegacias que compõem a 9ª Região Policial, bem como das Delegacias Regionais de Rio Grande, Cachoeira do Sul, Camaquã, Santana do Livramento, Santa Maria e Pelotas, bem como da Brigada Militar e Polícia Penal, deflagrou a Operação Red List com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no tráfico de entorpecentes em Pinheiro Machado.
Cerca de 200 policiais deram cumprimento às ordens judiciais em Pinheiro Machado, Pelotas e Bagé (Presídio Estadual), resultando na prisão de nove indivíduos, bem como na apreensão de sete armas de fogo de vários calibres; dezenas de munições de vários calibres; diversas porções de maconha, crack, cocaína, e um comprimido de ecstasy; balanças de precisão; dezenas de telefones celulares e aproximadamente R$ 15.000,00 em dinheiro.
A investigação
Durante os cerca de nove meses de investigações, verificou-se a existência de diversos pontos de vendas de drogas no município de Pinheiro Machado, além de possível disputa entre grupos criminosos pelo domínio do comércio de drogas na cidade.
Em razão disso, o responsável pela DP de Pinheiro Machado, delegado Guilherme Fagundes Nunes, representou pela expedição de 37 mandados de busca e apreensão, bem como quatro prisões temporárias, o que restou deferido pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público.
As investigações prosseguirão até a responsabilização de todos os indivíduos que atuam em favor do grupo criminoso. A operação, inserida num contexto de várias ações policiais que visam a manter a ordem e os baixos índices de criminalidade na Cidade, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas.