Inscrições vão até o dia 15 de novembro. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O Núcleo Rio Grande do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (15), para uma oficina para mulheres na construção civil, que consiste em treinamento de técnicas tradicionais com uso de argamassas e acabamentos. São técnicas e revestimentos tradicionais aplicadas em construções históricas adaptadas a melhorias tradicionais.

A oficina ocorrerá nos dias 23 e 30 de novembro, das 9h às 17h, no Senai. As inscrições poderão ser feitas de forma presencial até a quinta-feira, 14, no chalé 10 do Mercado Municipal, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou até sexta-feira, 15, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1NqTClphTjBPVHsRbrCu6YP_fuaFe9X1E8tJwurXvsgY/edit?ts=67215c8a

Também poderão ser obtidas informações pelo whattsapp (53) 9969-0441.
A iniciativa do IAB Brasil, IAB RS, do núcleo local e de Tekôa Arquitetura Popular conta com o apoio do Sinduscon Rio Grande, através da secretária-executiva Larissa Dias, e Senai, sempre parceiro da comunidade. O patrocínio é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Alternativa de trabalho e renda
São dez vagas para treinamento gratuito de mulheres, preferencialmente de baixa renda, que não precisam ter experiência em construção. A finalidade é que as interessadas tenham alternativa futura de trabalho e renda com essa inserção na construção civil, podendo inicialmente aplicarem as técnicas em suas próprias casas ou em melhorias de outras habitações.

“A iniciativa tem a ver com a preocupação com o abandono e descaso com o patrimônio edificado (histórico) da cidade, justificado pela insuficiência de recursos financeiros e o alto custo da mão de obra especializada em restauro. Assim, vislumbrou-se a possibilidade de oportunizar a introdução dessas técnicas às mulheres, como forma de inseri-las na construção civil”, justificou a presidente do Núcleo Cidade do Rio Grande do IAB, Liane Friedrich.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *