Ao longo da quinta-feira (28), o sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade seguem favorecendo instabilidades na metade Norte do Estado, com chuva moderada a forte, descargas elétricas e temporais isolados. Os acumulados aindapodem atingir ao longo do dia volumes entre 25 e 60 mm/dia no Noroeste, Missões e Norte. Nas demais áreas, devem ficar abaixo de 15 mm/dia. As temperaturas durante a tarde variam entre 22 a 28 °C em todo Estado.
Na sexta-feira (29), a área de baixa pressão sobre o Paraguai permanece atuando e contribuindo para a formação de instabilidades em todo o território gaúcho, com chuvas moderadas e pontualmente fortes de forma localizada. Os acumulados de precipitação devem ficar entre 20 e 40 mm/dia na Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Nordeste e RMPOA. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 20 °C, e as máximas ficam entre 21 e 32 °C.
No sábado (30), permanecem as condições para pancadas de chuva e variação de nebulosidade na Serra, RMPOA, Costa Doce e Sul do Estado. No Norte, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de descargas elétricas. Nas demais regiões, o tempo fica estável, com sol entre nuvens. As temperaturas ficam entre 15 e 23 °C pela manhã, e 21 a 31 °C durante a tarde.
TENDÊNCIA
A tendência é que, no domingo (01), um sistema de baixa pressão na Argentina, a aproximação de uma frente fria e o transporte de calor e umidade, favorecem instabilidades com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais em todo o Estado. Na Campanha, Sul, Centro e Oeste, os acumulados ficam entre 30 a 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente 100 mm/dia em áreas da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia. As rajadas de vento ficam entre 50 e 65, podendo superar os 75 km/h associados às instabilidades.