85 cães estão disponíveis para serem adotados na Associação Rural de Pelotas, neste sábado. Foto: Divulgação

Rio Grande – Durante as inundações da Lagoa dos Patos no último mês de maio, 989 animais foram resgatados pela Prefeitura do Rio Grande, através da Defesa Civil e da Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA). Agora, conforme a diminuição do nível das águas, estes animais e seus tutores têm deixado os abrigos e retornado às suas casas.

De acordo com o secretário da Causa Animal, Anderson Santos, cerca de 90% animais resgatados já foram recolhidos por seus tutores. Agora, a secretaria tem dado início ao processo de desestruturação dos abrigos. A previsão é de que até o dia 24 todos os abrigos para animais disponibilizados pelo executivo municipal tenham encerrado suas atividades.

Ainda, para garantir que os pets retornem de forma segura, a SMCA realizou a coleta de dados dos cuidadores previamente, podendo assim estabelecer o contato com as famílias atingidas pelas cheias. Além disso, todos tutores assinaram um termo de compromisso de retirada dos animais, o qual estabelece a responsabilização dos tutores pelo crime de abandono, podendo estes serem condenados até 5 anos de detenção.

Também visando facilitar este processo, durante esta terça-feira (18), a secretaria está realizando o transporte dos animais até seus cuidadores residentes da Ilha Torotama. A expectativa é de que todos os animais abrigados retornem até a próxima semana.

Alguns dos animais que estavam alocados em abrigos não institucionais e não possuem tutores estarão disponíveis em uma feira de adoção, realizada no próximo domingo (23) no Praça Shopping Rio Grande.