O contrato prevê a compra de nove máquinas de hemodiálise e um sistema de osmose reversa - Foto: Guga Stefanello

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), formalizou a portaria que destina R$ 1 milhão para a abertura de um centro de hemodiálise na Santa Casa de Santa Vitória do Palmar. Os recursos são provenientes do programa Avançar Mais.

O contrato prevê a compra de nove máquinas de hemodiálise e um sistema de osmose reversa. Os equipamentos serão instalados no antigo prédio do Samu, que abrigará o novo centro de hemodiálise. Os recursos devem ser liberados nos próximos dias.

Com o novo serviço, os pacientes poderão realizar o tratamento no próprio município, sem precisar se deslocar por 480 quilômetros até Rio Grande, como ocorre atualmente.

A cerimônia de assinatura, realizada online, contou com a participação da titular da SES, Arita Bergmann, do prefeito de Santa Vitória do Palmar, Wellington dos Santos, da secretária municipal de Saúde, Noris Gonzales, e da direção da Santa Casa.

“É um serviço que certamente vai dar qualidade, conforto, segurança e resolutividade técnica à população”, destacou Arita. Para o prefeito, a abertura do serviço realizará um sonho de décadas da população. “Para nós, é um momento de bastante comemoração”, disse.