Rio Grande – Após o início das notícias de enchentes na região do Vale do Taquari, grande Porto Alegre e regiões as quais desaguam na Laguna dos Patos, havia, no município de Rio Grande, uma expectativa sobre os reais impactos que causariam a cidade. Foi quando o advogado Uélinton Garcia de Freitas apareceu na mídia falando não de sua área, mas sim sobre o clima, tempo e previsões em publicações no seu Instagram que viralizaram. Seus vídeos começaram a ser compartilhados em grupos de WhatsApp e outras redes sociais e acompanhá-los, se tonou um hábito.
Uélinton, conhecido por familiares e amigos por Ton, disse que jamais pensou que os vídeos alcançariam essa proporção. “Como tenho muitos amigos e familiares em outras cidades e estados, e, na grande mídia, estavam mostrando imagens que quem via achava que a cidade estava completamente alagada, comecei a receber muitas mensagens, demonstrando preocupação. Foi quando tive a ideia de fazer um vídeo para que todos pudessem acompanhar o que de verdade estava acontecendo em nossa cidade. Também esta foi a forma mais fácil de responder a todos”, ressalta o advogado.
Esse primeiro vídeo, foi feito neste intuito, apenas de informar como estava a situação em Rio Grande. “Não pensei em dar continuidade. Mas comecei a receber mensagens de muitas pessoas, pedindo para que eu desse continuidade nas informações através de vídeos. Fui verificar as visualizações, até então não tinha dado atenção a isso, e percebi que havia milhares de visualizações”, conta. O perfil no Instagram, rede escolhida por Ton para compartilhar seus vídeos, passaram a ter 60 mil acessos.
“Percebi, através das mensagens que continuavam chegando, que as pessoas precisavam dessas informações. Foi quando me dei conta de que a informação sobre a realidade da nossa cidade, por meio dos meus vídeos, frente a inundação, se tornou algo necessário. Procurei profissionais e pessoas experientes quanto a situações do clima para ser o mais útil e fiel possível para ajudar de verdade”, enfatiza.
Quando notou a importância de seus vídeos para as pessoas de Rio Grande e, também para as pessoas de outros lugares, que tinham amigos e parentes na cidade, e estavam em busca de notícias, ele passou a fazer regularmente dois vídeos por dia, aguardando o momento em que se determinasse o retorno em segurança para as famílias afetadas.
Em meio a tudo isso, o advogado percebeu, e lamentou, o esquecimento da grande mídia a respeito da cidade de Rio Grande. “Faziam apenas menções sem realmente dar informações sobre a cidade, dando uma maior importância a cidade de Pelotas, sem grifar toda a importância de Rio Grande para todas as cidades que sofreram com as enchentes, pois é aqui que acontece o escoamento de toda a água, através da boca da barra”, observa.
“Parece que Rio Grande é um parente que ninguém quer por perto, embora tenha ficado absolutamente demonstrada, mais uma vez, a importância de Rio Grande para o escoamento das águas de diversas cidades, assim como sua importância para diversos setores. No entanto, Rio Grande segue ignorada lamentavelmente. Por isso se fizeram necessárias ações alternativas como os vídeos que fiz”, avalia.
A repercussão positiva de seus vídeos, acredita Uélinton, mostra que o município precisa de uma mudança drástica em investimentos para valorização da cidade. “Os cidadãos rio-grandinos merecem mais destaque pelo que a cidade representa como um todo”, complementou o advogado rio-grandino, dizendo que espera ver isso acontecer e que estará sempre buscando elevar o nome e a importância da cidade.
Lamentou profundamente todas as perdas que as pessoas tiveram. Ressaltou a tristeza que sentia em cada vídeo e que torcia para que cada um fosse o último. Mas, por outro lado, conta que ficou feliz em ajudar as pessoas com informações e espera que a cidade não sofra novamente, grifando que o aspecto positivo foi ver a humanidade das pessoas em ajudar ao próximo, e que não tem dúvidas de que o voluntariado foi culminante para todos os resgates realizados.
“Hoje a população sabe que pode contar com muito mais do que imaginava. Além das autoridades de segurança, pode contar com o auxílio do próprio povo que mostrou toda a solidariedade e empatia, ajudando de todas as formas, sendo com informação, auxilio, resgate ou doações. Embora a grande tristeza de ver as pessoas perdendo tudo, fiquei extremamente orgulhoso em ver o povo ajudando o povo, numa verdadeira demonstração de amor ao próximo”, finaliza Uélinton Garcia.