Rio Grande – O Executivo Municipal recebeu, nesta terça-feira (25), equipes da Defesa Civil Nacional para dialogar e analisar a situação dos endereços afetados pela enchente da Lagoa dos Patos visando o pagamento de benefícios, como o Auxílio Reconstrução. Ao longo da manhã os representantes do órgão, o prefeito Fábio Branco e equipes da Prefeitura compararam as informações e mapas representativos dos dias de cheia, debatendo pontos de divergência. No período da tarde, serão realizadas visitas presenciais em regiões que geraram questionamentos sobre os impactos.
De acordo com Danilo Júnior, da Defesa Civil Nacional, a intenção é utilizar as informações coletadas pelo município para corroborar os dados do órgão do governo federal. Da mesma forma, os dados de regiões divergentes, mas que tenham a confirmação dos impactos por parte da Prefeitura, serão considerados e incluídos nos endereços a serem aprovados.
A visita vai ao encontro da solicitação do Executivo de respostas sobre os critérios de pagamento, enviada por ofício ao governo federal, visando destravar os recursos do Auxílio Reconstrução, que teve mais de 40 mil cadastrados em Rio Grande. Entretanto, durante o cruzamento dos dados, já foi possível verificar que muitas das famílias cadastradas estão fora das zonas consideradas de risco.
O encontro, que deve se estender ao longo do dia, oportuniza o esclarecimento desses critérios, uma vez que o governo federal passou a utilizar, também, fotos de satélite para comprovar impactos nos endereços. Essas informações, entretanto, foram prejudicadas pelo cenário de nebulosidade que tomou o estado durante o mês de maio, impedindo uma visualização correta das áreas. Assim, todo o monitoramento realizado e documentado pelo município será importante para a liberação dos cadastros com solicitações pertinentes e corroboradas para o pagamento do benefício.