Rio Grande – O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) “Márcia Regina Mello de Freitas” promoveu uma capacitação voltada para agentes comunitários de saúde, com o intuito de humanizar o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência doméstica. O encontro é resultado do Projeto de Intervenção da Vivência das Residentes em Saúde da Família, também realizado no CRAM.
Por meio de dinâmicas interativas, encenações e conversas, as quatro profissionais do equipamento público, Camila Freitas, Roberta Rodrigues e Vania Bastos, incluindo a coordenadora Déia Westphal, juntamente com a psicóloga Bruna Farias e com a enfermeira Lisiele Gomes, conduziram um momento acolhedor e sensível. Mais do que apresentar os serviços do CRAM e seus objetivos, a atividade propôs uma reflexão sobre o espectro da violência contra a mulher, que se manifesta de muitas formas, que vão desde a agressão verbal até o abuso físico e sexual. Compreender que a violência vai além da agressão física ajuda a reconhecer formas de violência que também ferem os direitos das mulheres.
Desde agosto de 2023, o CRAM “Márcia Regina Mello de Freitas” oferece apoio e direcionamento às mulheres em situação de violência ou em risco, com uma equipe composta por uma pedagoga, uma psicóloga, uma assessora administrativa e uma assistente social. O Centro foca em fortalecer e reestruturar a autoestima dessas mulheres, além de orientar os procedimentos para documentação e registro de ocorrência na delegacia.
O Centro fica localizado na Avenida Silva Paes, nº 191 (antigo prédio do MP). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O contato para informações pode ser presencialmente ou pelo telefone e WhatsApp 32374242 ou pelo e-mail: cram@riogrande.rs.gov.br.