O pastor-belga-malinois é considerado por especialistas uma das raças mais inteligentes e uma das cinco com mais células olfativas, em torno de 250 milhões

Um agente do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) iniciou, em Goiânia, o curso de habilitação em condutor de cão de faro com seu futuro parceiro em operações no Estado: o Tobias. Um pastor-belga-malinois de dois anos que nasceu na Capital de Goiás e, desde filhote, apresentou vários aspectos que demonstravam um futuro cão de detecção para operações policiais.

Tobias será o primeiro cão farejador a atuar pelo GAECO. Ele e o seu tutor, um policial penal adido ao MPRS, já tiveram o primeiro contato nesta segunda-feira no canil HR, um dos principais fornecedores de cães de faro no Brasil, principalmente para forças de segurança. O curso será intensivo e, depois de ser encaminhado para o Estado, Tobias terá mais treinamentos diários com seu tutor.

O pastor-belga-malinois é considerado por especialistas uma das raças mais inteligentes e uma das cinco com mais células olfativas, em torno de 250 milhões – para se ter uma ideia, o ser humano tem apenas cinco milhões. Além dos sentidos aguçados, é considerado ideal para atuar em operações devido ao porte físico.

Segundo a coordenação do GAECO, o Tobias terá acompanhamento veterinário específico, orientações sobre alimentação adequada e todo cuidado com as vacinas exigidas. Além disso, o cão ficará em área apropriada para animais e poderá atuar por até três horas diárias, com intervalos, e sua condução será em veículo com ar-condicionado e com os devidos acessórios de segurança.

O coordenador do GAECO no Estado, promotor de Justiça André Dal Molin, diz que “o grupo está em constante aprimoramento e especialização de seus agentes, assim como dos seus métodos de investigação de delitos. Para tanto, é que se busca, por meio de um cão farejador, a detecção de armas ou drogas em estabelecimentos ou em residências durante nossas operações”.

Para o promotor, o cão integrado à equipe do GAECO demonstra a força e a eficiência no combate à criminalidade. E já em agosto deste ano, Tobias deve estar atuando em sua primeira missão no Rio Grande do Sul. Inclusive, seu uniforme operacional – e personalizado – já está pronto: “K9 Tobias – GAECO/MPRS”.