A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem e apreendeu um veículo que estava carregado com 200 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira. A abordagem ocorreu próximo a BR 153, em Bagé.
Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais visualizaram um Onix, com placas de Belo Horizonte/MG, saindo de estrada vicinal e ingressando na BR 153, quando deram ordem de parada ao condutor.
No veículo, que era de locadora, havia um homem e no porta-malas os policiais localizaram os agrotóxicos de origem estrangeira introduzidos ilegalmente no país. O homem, 33 anos e natural de Araranguá/SC, disse que adquiriu os herbicidas no Uruguai e os levariam para o estado catarinense. Ele já possuía antecedentes criminais por apropriação indébita e jogos de azar.
Ele foi preso e encaminhado à polícia judiciária, com o veículo e os agrotóxicos apreendidos e responderá pelo crime de contrabando.
Agrotóxicos de origem estrangeira têm sua importação controlada no Brasil, pois necessitam de registro nos órgãos competentes e controle sanitário, inclusive algumas substâncias são proibidas em nosso país. O uso destes produtos importados ilegalmente representam risco ao meio ambiente e a agropecuária, pois há a ausência de procedência e eficácia desses produtos para o controle e combate às pragas; risco a saúde pela exposição a componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como também para os consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.