Evento lúdico abordou pré-natal, parto humanizado, amamentação e doação de leite materno. Foto: Divulgação HU

Rio Grande – O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), promoveu um “Arraiá Julino” para gestantes, puérperas, mães que estão com seus filhos na UTI Neonatal e mães em consultoria, além de familiares e acompanhantes. A ação abordou temas como pré-natal, parto humanizado, amamentação, alimentação e doação de leite materno.

O Arraiá contou com um casamento, em que a noiva entrou em trabalho de parto durante a cerimônia. Com o auxílio da parteira, o bebê nasceu e foi colocado em contato pele a pele e amamentado em livre demanda. “A atividade foi alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, 19 de maio, que nós não conseguimos fazer nenhuma programação em virtude das inundações que atingiram nossa região e ocasionaram a suspensão dos atendimentos presenciais”, explicou a nutricionista e coordenadora do BLH do HU-Furg, Grace Santos.

Durante a encenação, foram repassadas diversas orientações, incluindo a importância do pré-natal, cuidados necessários para a chegada do bebê, uso de métodos contraceptivos seguros no pós-parto e durante a amamentação, alimentação saudável no período da amamentação e a doação de leite materno.

Uma das mães que recorreu ao BLH em busca de ajuda foi Thamyres Leal. “Eu vim aqui procurar ajuda pela dificuldade que ele tem em pegar o peito. Ele chora muito de fome, pois não consegue pegar o peito o suficiente, só consegue pegar uma parte do bico”, relatou a mãe. Apesar de já ter experiência, por ter amamentado sua filha mais velha até um ano, Thamyres disse que a situação com Dyllam Maciel é diferente. Ela gostou do evento e ressaltou a importância do apoio e da orientação recebidos no BLH do HU-Furg.

Josiane da Silva Costa, mãe da pequena Sophia Vitória, que completa um ano em 18 de julho, também participou do evento. “O Banco de Leite foi fundamental para a Sophia. Elas me ensinaram a extrair o leite, coisa que eu não sabia. Eu vinha todos os dias, tirava leite e elas davam para a Sophia na UTI Neonatal. Depois, minha pequena começou a pegar no peito”, contou a mãe emocionada. Sophia nasceu no HU-Furg, pesando apenas 615 gramas, com quase 28 semanas de gestação, e ficou internada na UTI Neonatal por 14 semanas.

Após a atividade lúdica, as mães e acompanhantes puderam desfrutar de uma deliciosa festa junina, com pescaria, comidas típicas e muita música. Uma das bancas também abordava a importância da amamentação e da doação de leite materno e as profissionais do BLH estavam à disposição para esclarecer dúvidas.

“Toda mulher que amamenta pode fazer a diferença na vida de bebês que precisam de leite materno. Basta estar saudável e não usar medicamentos que afetem a amamentação”, lembrou Grace Santos, convidando as mães presentes a se tornarem doadoras. As doações podem ser feitas diretamente no BLH do HU-Furg, no 3° andar da área hospitalar, de segunda a sexta-feira e feriados, das 7h30 às 19h, e aos sábados e domingos, das 7h30 às 18h30. Também é possível realizar doações externas, mediante pré-cadastro via Teleamamentação, pelo número (53) 3233.8880 (telefone/WhatsApp).