(Foto: Bombeiro Rink)

Após a reportagem do PORTAL DIA DIA NEWS mostrar o descaso com roupas doadas para afetados pela maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, a prefeitura de São Leopoldo, enviou equipes para retirar o material supostamente afetado pela enchente, minutos após a publicação.

No local que fica na lateral do Ginásio Municipal Celso Morbach, havia uma pilha de roupas limpas e boas que poderiam doar a moradores que precisam, e não conseguem pelos pontos de doações da prefeitura, a reportagem foi ao local e constatou que todo o material estava em perfeitas condições de uso, mais ao fundo na parede do ginásio, havia uma pequena pilha de roupas sujas afetadas pela água da enchente.

A Prefeitura foi procurada e negou o descarte da roupa e que era donativos afetados pela enchente e que estavam no banco de agasalhos, porém, a reportagem constatou serem roupas não afetadas pelas águas, no local haviam roupas femininas, masculinas, infantis e de recém-nascidos.

Após a publicação da matéria, minutos depois uma retroescavadeira e um caminhão caçamba foram flagrados retirando todas as roupas e retirou as pessoas que estavam pegando as roupas, o caminhão foi carregado e ainda precisará de mais caminhões para recolher todos os donativos.

Ao questionarem aos funcionários que trabalhavam no local para onde seriam levados os donativos, eles apenas responderam que iriam para algum aterro, vale lembrar que centenas de famílias ainda buscam por doações de roupas principalmente de frio em pontos de distribuição divulgados pelo executivo municipal.