Rio Grande – Duas atividades com objetivo de capacitar profissionais da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande foram realizadas, com a participação de 150 agentes comunitários da Saúde para ouvir uma palestra da procuradora-adjunta do município, Nathália Pellegrini, com abordagem sobre assédio no ambiente de trabalho.
A procuradora apresentou conceitos sobre assédio moral e sexual e exemplificou diversas situações consideradas como assédio no ambiente de trabalho. Definiu, por exemplo, que o assédio moral é caraterizado por toda conduta abusiva que pode se dar por meio de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade, a autoestima, a autodeterminação, a evolução na carreira, a integridade física ou psíquica do trabalhador. Após a exposição, ela respondeu algumas perguntas da plateia.
VACINAS
A outra capacitação com o intuito de dar sequência à educação continuada oferecida pela Secretaria da Saúde aos servidores da pasta ocorreu no auditório da própria Secretaria (rua Marechal Floriano, 5). No local, a gerente do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, Valéria Risso falou para dezenas de profissionais auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam nas UBSFs sobre os procedimentos a serem seguidas nos ambientes das “salas de vacinas”.
Como existem novos profissionais nestas unidades, todas as informações sobre vacinas – formas de aplicação, identificação das vacinas etc – foram repassadas. A próxima etapa desta capacitação será para os enfermeiros.