Ao longo desta sexta-feira (9), uma massa de ar polar segue favorecendo as temperaturas máximas menores em comparação aos últimos dias e variam entre 7 e 13°C. Além disso, com a influência de um ciclone sobre o oceano, os ventos variam entre 50 e 80 km/h na metade Leste do RS, o mar fica agitado e com risco de ressaca. Com esse sistema, há condição para chuviscos sobre o Estado, chuva fraca no Sul, Costa Doce, Leste e Serra, e moderada na Campanha e Sul. À noite, há chance de neve na Serra.
No sábado (10), com a atuação de um sistema de alta pressão, o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens em todo o Estado. As temperaturas diminuem ainda mais em comparação aos últimos dias, devido à atuação do ar polar. Na madrugada há condição de neve nos pontos mais altos da Serra. As mínimas variam entre 0 a 8°C favorecendo a formação de geada em áreas da metade Oeste e Campanha. Já as máximas ficam entre 10 e 15°C. Os ventos variam entre 40 e 60 km/h na faixa Litorânea, mantendo o mar agitado e com risco de ressaca.
No domingo (11), uma região de alta pressão segue favorecendo o tempo firme sobre o território gaúcho, com sol entre poucas nuvens em praticamente todo o Estado. As temperaturas da manhã variam entre 2 e 5°C na metade Norte, com condições para geada. Nas demais áreas, em torno dos 6 aos 8°C. As temperaturas da tarde ficam
entre 14 e 18°C. Os ventos voltam a se intensificar na metade Sul e Leste gaúcho, com velocidades entre 40 e 55 km/h. À noite, o aumento de nebulosidade juntamente com o frio favorecem a chance de precipitação invernal no Sul e Serra.
A tendência é que, na segunda-feira (12), uma massa de ar seco e frio siga favorecendo o tempo estável sobre o território gaúcho, com sol entre poucas nuvens e temperaturas baixas. As mínimas variam entre 1 e 4°C na metade Norte e Campanha, com condições para geada. Nas demais áreas, em torno dos 5 aos 8°C. Já as máximas ficam entre 9 e 14°C. Os ventos ficam em torno dos 35 aos 55 km/h na faixa Litorânea, favorecendo o mar agitado e com risco de ressaca.