Hoje, quarta-feira (21), as chuvas fortes e persistentes com descargas elétricas vão atuar próximo ao Uruguai, no Oeste e extremo Sul, devido ao fluxo de umidade do norte do país aliado à formação de uma baixa pressão na costa uruguaia. Os volumes variam entre 20 e 40 mm/dia, passando dos 70 mm/dia no Oeste e extremo Sul. No restante
do Estado, o tempo fica firme e as temperaturas máximas variam entre 26 e 34°C. Os ventos sopram com velocidades entre 40 e 60 km/h na maioria das regiões, ficando acima dos 70 km/h no Litoral, favorecendo o mar agitado.
Na quinta-feira (22), com o avanço de uma frente fria, as chuvas fortes e persistentes atuam sobre o Oeste, Campanha, Sul e Noroeste. Os volumes ficam em torno dos 30 aos 50 mm/dia, podendo passar dos 65 mm/dia no Oeste, Campanha e Noroeste. Além disso, com o deslocamento da frente fria, os ventos variam entre 40 e 60 km/h
em boa parte do Estado, e o mar segue agitado na costa gaúcha. No decorrer da noite, as temperaturas entram em declínio, especialmente na metade Sul.
A tendência é que, na sexta-feira (23), o lento avanço da frente fria favorece as chuvas fracas na metade Norte do Estado, e com moderada a forte intensidade nas regiões Noroeste, Norte e Serra, trazendo acumulados em torno dos 35 aos 65 mm/dia. Nas demais regiões, há condições para chuviscos, mas no decorrer da noite, o tempo firme predomina, e as temperaturas entram em declínio sobre o Rio Grande do Sul.