Partida pela 7ª rodada aconteceu na tarde de quinta em Rio Grande. Foto: Angelo Pieretti

Grêmio e São Paulo/RS empataram sem gols, na tarde desta quinta-feira, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, em jogo válido pela Copa FGF – Troféu Zagallo. Na ocasião, o Tricolor foi representado por sua equipe Sub-20, comandada pelo técnico Airton Fagundes. A partida foi bastante truncada e com escassas oportunidades de gol. A primeira foi do Tricolor, aos 7 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do São Paulo cortou de forma parcial e Leandro chegou pegando de primeira, por sobre o travessão.

Com um pouco mais de posse de bola, o Grêmio dominou as ações na primeira meia hora de jogo, mas com dificuldades para suplantar a barreira defensiva montada pela equipe de Rio Grande. O Tricolor voltou a chegar com perigo os 28 minutos: após cruzamento de Pedro Gabriel da esquerda, a zaga cortou para entrada da área e Fernandinho pegou a sobra mandando à direita. Passou muito perto.

O São Paulo buscou uma maior organização e respondeu seis minutos depois criando sua primeira oportunidade. A jogada surgiu de uma cobrança de lateral sobre a área gremista, pela direita. Thiago dominou e chutou por sobre o travessão de Felipe Scheibig.

Os donos da casa cresceram e voltaram a levar perigo aos 37: Carlinho invadiu a área outra vez pela direita e chutou forte no contrapé de Scheibig, que conseguiu mandar para escanteio, fazendo grande defesa e pedindo atendimento médico.

Quatro minutos depois, outra chance do São Paulo: Thiago chegou pela esquerda, driblou a marcação e cruzou no segundo pau. Robson bateu e Karele salvou na pequena área. Foi o último lance dos primeiros 45 minutos. O Tricolor teve que trocar o goleiro para a etapa final. Felipe Scheibig acabou sentindo lesão e saiu para entrada de Mateus Bertolo. Também entrou Jeferson no lugar de Leandro.

Logo no primeiro lance, o Grêmio chegou pela esquerda com Vini Ferraz, mas ele acabou não pegando bem na bola e ela saiu. O São Paulo respondeu aos 13: Carlinhos arriscou da intermediária e Matheus caiu no canto direito para fazer grande defesa mandando para escanteio.

A partir do minuto 15, Airton Fagundes promoveu uma série de alterações na sequência: Leonardo Erig entrou na vaga de Arthur Rafael; Pedro Trojan no lugar de Barbosa e Murilo Tramontini na vaga de Fernandinho. Pouca coisa mudou. A partida seguiu truncada no meio-campo, com um gramado que dificultava o toque de bola das duas equipes.

Aos 35, após cruzamento da esquerda, o goleiro do São Paulo tirou de forma parcial e Vini Ferraz chutou para fora o rebote.  Sete minutos depois, Pedro Gabriel cruzou da esquerda e quase marcou o gol da vitória gremista. A bola tomou a direção do gol, encobriu o goleiro que conseguiu voltar a tempo e mandar para escanteio com um leve toque.

Foi o lance derradeiro da partida que finalizou mesmo no zero a zero.