Na madrugada e manhã desta segunda-feira (7), as instabilidades associadas ao sistema de baixa pressão no Paraguai se intensificam e avançam no Estado, especialmente no Oeste, Missões, Centro e Campanha, acompanhadas de chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e temporais pontuais. Os acumulados variam entre 20 a 45 mm/dia, e ficam abaixo de 20 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h em todo o Estado.

Amanhã, ta terça-feira (8), as instabilidades associadas ao sistema de baixa pressão, aliada ao fluxo de calor e umidade vindo do Norte do país atuam na metade Norte do Estado,  com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e temporais isolados especialmente no Oeste, Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) Vales e Litoral Norte. Os acumulados ficam em torno de 30 a 40 mm/dia nessas regiões. Nas demais, ficam abaixo dos 20 mm/dia. Uma frente fria no oceano favorece a ocorrência de rajadas de vento de 40 a 60 km/h em boa parte do Rio Grande do Sul.

TENDÊNCIA

A tendência é que, na quarta-feira (09), as instabilidades com chuva moderada a forte com descargas elétricas, rajadas de vento e temporais pontuais permaneçam atuando no Noroeste e Norte gaúcho. Nessas regiões, os acumulados ficam em torno de 30 e 90 mm/dia. As rajadas de vento ficam mais fortes em todo o Estado, entre 50 e 70 km/h, podendo ultrapassar os 80 km/h nas regiões das instabilidades.