A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Arroio do Sal, coordenada pelo Delegado Adriano Koehler Pinto, deflagrou a Operação Fim da Tropa, dando cumprimento a 21 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão e duas ordens de afastamento do sigilo bancários dos líderes do esquema criminoso que praticava torturas contra usuários que adquirissem drogas em outros pontos de traficância.
Os fatos foram filmados para repassar ao líder do grupo, que foi preso no decorrer das investigações em poder de drogas, duas pistolas e farta quantidade de munições. O grupo criminoso, com origem no Vale dos Sinos, filmava a tortura praticada contra usuários que adquirissem drogas em outros pontos de traficância da cidade, sendo que uma das agressões foi praticada na frente de crianças e bebês, enquanto em outra um idoso de 64 anos teve o cabelo cortado com um facão, além de sofrer golpes de socos e chutes.
A ação contou com o apoio das Delegacias de Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Draco de Xangri-lá e 18ª Delegacia de Porto Alegre.