No mês de novembro, o prédio do Fórum local fará eventos por ocasião da “Semana da Justiça pela Paz em Casa” (iniciativa do Conselho Nacional de Justiça para dar visibilidade ao tema da violência doméstica) e em celebração aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A abertura do evento acontece no dia 4 de novembro, às 17h30min. As exposições e materiais estarão disponíveis de 4 a 29 de novembro, nos dias úteis, das 12h às 19h, sem necessidade de marcação de horário.
Estará disponível à visitação a exposição chamada “Agora ou na Hora de Nossa Morte”. Foi desenvolvida pela Corregedoria Geral de Justiça e pela Coordenadoria Estadual de Juízes de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do RS para a 7ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Com o objetivo de alertar o público sobre os altos índices de feminicídios cometidos no Estado, a expografia foi desenvolvida para impactar o público, em primeiro lugar pela sua estrutura com sutiãs pendurados representando cada uma das vítimas retratadas na exposição, e atrair visualmente, instigando o público a conhecer o conteúdo exposto.
Também no átrio do Fórum estará sendo apresentado o projeto “Pela Voz Delas”, idealizado pela Promotoria de Justiça Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Grande. O projeto nasceu da percepção da Promotoria de Justiça Especializada de que o registro e divulgação das histórias de vida das vítimas de violência doméstica poderiam auxiliar outras mulheres na mesma situação, assim como sensibilizar demais pessoas, inclusive possíveis parceiros e colaboradores, à necessidade de combate a esse tipo de violência.
Assim, o Projeto ‘Pela Voz Delas’ consiste na gravação de vídeos em que mulheres vítimas de violência doméstica contam suas experiências, de forma livre, sob o enfoque que desejarem. Os vídeos produzidos são posteriormente editados (sem identificação dos rostos) e servem de material de divulgação e conscientização a respeito da problemática da violência doméstica.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) participará com a exposição “Quiz Maria da Penha – A violência psicológica e invisível”. Consistirá em uma pesquisa aberta à comunidade com perguntas e respostas sobre a violência psicológica contra a mulher, que muitas vezes antecede as agressões físicas. Também terá cunho informativo, na medida em que as perguntas serão bastante intuitivas. No local existirá uma urna para depósito das respostas. Após o evento, será feito um levantamento das respostas. A urna também poderá receber desabafos anônimos e pedidos de ajuda.
Haverá exposição de materiais e banners da Defensoria Pública, da Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar), da Polícia Civil e da UBS (Unidade Básica de Saúde) Prisional, que possui o projeto “Ressignificando a Violência contra a Mulher” (projeto de tratamento de agressores recolhidos à Penitenciária).
A Patrulha Maria da Penha fará, no prédio do fórum, palestras para escolas, mediante prévio agendamento. Por fim, será proferida palestra/capacitação pela magistrada titular do Juizado da Violência Doméstica, juíza Denise Dias Freire, e pela Promotoria Especializada no Combate à Violência contra a Mulher, promotora titular Valdirene Jacobs.