Neste domingo (3), o deslocamento da frente fria para o oceano e o sistema de baixa pressão no Paraguai seguem favorecendo pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte com eventuais trovoadas nas regiões Sul, Centro, Costa Doce, Norte, Noroeste, Vales, Serra, Nordeste e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Os acumulados ficam em torno de 30 a 40 mm/dia em áreas do Norte, e inferiores a 20 mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam em torno de 40 e 50 km/h no Sul, Campanha, Oeste, Centro, Norte, Nordeste e no Litoral. As temperaturas máximas variam de 25 e 31 °C.
Na segunda-feira (4), o avanço de uma nova frente fria aliada a uma área de baixa pressão no Paraguai e o transporte de calor e umidade vindos do Norte do país contribuem para chuva moderada a forte com descargas elétricas e eventuais temporais no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Norte. Os acumulados ficam abaixo de 25 mm/dia. Há ocorrência de rajadas de vento em todo o Estado, em torno de 40 a 60 km/h. As temperaturas mínimas variam de 18 e 21 °C, enquanto as máximas ficam entre 23 e 32 °C.
Na terça-feira (5), as instabilidades permanecem atuando no Estado, com pancadas de chuva moderada a pontualmente forte, acompanhada de descargas elétricas no Centro, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, Costa Doce e RMPOA. Os acumulados nessas regiões ficam abaixo dos 25 mm/dia. As rajadas de vento ficam entre 40 e 55 km/h no Sul, Campanha e Oeste. As temperaturas mínimas ficam em torno de 18 e 21 °C, enquanto as máximas entre 22 e 31 °C.
TENDÊNCIA
A tendência é que, na quarta-feira (6), um sistema de baixa pressão no Paraguai siga favorecendo instabilidades em boa parte do território gaúcho. Na metade Norte, Oeste, Campanha e Missões, as pancadas de chuva devem ser de intensidade moderada a forte acompanhadas de descargas elétricas. As temperaturas mínimas ficam entre 19 e 21 °C, e as máximas entre 24 e 30 °C