O coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Leonardo Menin, recebeu uma comissão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), que está em Porto Alegre visitando diversas instituições para chamar a atenção sobre violência política de gênero no Estado do Rio Grande do Sul.
“É de extrema importância esse estreitamento de relações. As questões que envolvem violência política de gênero são amplas e passam tanto pela área dos direitos humanos quanto de enfrentamento à violência contra a mulher. É uma tarefa importante para nós, enquanto agentes políticos dentro da instituição, reforçar o vocabulário e a informação sobre as questões de gênero. Estamos empenhados nesse letramento institucional, falando sobre perspectiva de gênero. Essa é a nossa linha de trabalho”, disse Menin, após ouvir as visitantes, que vieram pedir um aprofundamento maior na questão para a efetivação da legislação existente sobre o tema.
Participaram da reunião a presidente do CNDH, Marina Ramos Dermmam; a coordenadora da Comissão de Gênero e Igualdade Racial, Maria das Neves Filha; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabi Dutra; a representante do Instituto E se Fosse você?, Ariane Leitão; entre outros.