Construção deve iniciar entre 30 a 60 dias. Foto: Portos e Navios

Rio Grande volta a atividade no setor naval. O deputado Alexandre Lindenmeyer,  presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval, anunciou no início da noite de sexta-feira (8), que o Estaleiro Rio Grande, em parceria com o Estaleiro Mac Laren de Niterói, no Rio de Janeiro, participaram de um processo de disputa para a construção de quatro navios da Transpetro e a proposta, de forma consorciada foi aceita pela Transpetro.  Ainda segundo o deputado, existem ainda alguns detalhes e documentação a ser complementada. “Nos próximos 30 a 60 dias, a assinatura do contrato será realizada”, comemorou Alexandre Lindenmeyer.

As embarcações serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo. Cada uma têm de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). De acordo com o cronograma da concorrência da Transpetro, o lançamento do primeiro navio Handy está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.

Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, esse processo marca o fortalecimento da companhia em um setor que possui grande importância para o Sistema Petrobras e para todo o Brasil. “Com essas embarcações, iniciamos o Programa de Renovação e Ampliação da frota própria, incorporando unidades consideradas estratégicas na operação logística de cabotagem. Já temos previstas 16 embarcações, entre gaseiros e navios de médio porte e outras estão em estudo”, diz Bacci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *