Rio Grande – O comando do 6º Batalhão de Polícia Militar apresentou nesta sexta-feira (7) os resultados obtidos nos meses de janeiro a maio do presente ano. Através do trabalho qualificado do efetivo e das operações integradas com outros órgãos de segurança, de 1º janeiro a 31 de maio de 2024 já foram recolhidas das ruas 96 armas de fogo e apreendidos 60,8 quilos de entorpecentes, 1.604 comprimidos de Ecstasy, 17 selos de LSD e 393 pessoas foram presas. Essas apreensões somam um prejuízo de mais de R$ 1 milhão às organizações criminosas.
Conforme análise no sistema AVANTE da Brigada Militar, foi constatada uma redução de 30% dos Crimes Violentos Letais Intencionais, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação aos crimes de roubo a transporte público houve uma queda de 72%, se comparados aos meses de janeira a maio de 2023. Também apresentaram redução os indicadores dos crimes de Roubo a Residência e Roubo a Pedestre, com queda de 50% e 43%, sucessivamente, quando comparados ao período do ano passado.
Os crimes de roubo de veículo não sofreram alteração, sendo constatado o registro de uma ocorrência no mês de abril e 1 (uma) ocorrência no mês de maio, conforme apontado pelo sistema AVANTE.
Já em relação aos crimes de roubo a estabelecimento comercial, de ensino e financeiro houve um aumento de 67%, se comparado aos meses de janeiro a maio do ano passado. Contudo, se este indicador for comparado ao mês de abril do presente ano, será possível constatar uma redução de 20% em relação ao último mês. Isso demonstra que a Brigada Militar realiza um acompanhamento constante dos indicadores de criminalidade e elabora ações, que geram resultados positivos.
A Brigada Militar firma diariamente seu compromisso de servir e proteger a comunidade, enfrentando qualquer adversidade, implementando ações variadas de policiamento e operações estratégicas, para combater o aumento dos indicadores de criminalidade e os Crimes Violentos Letais Intencionais, em todos os municípios de atuação desta OPM (Organização Policial Militar).
O comando do 6º BPM, conta com o apoio e a participação da comunidade, especialmente com denúncias e informações, através do telefone de emergência, 190, ou pelo disque denúncia da Brigada Militar, 3231-2750.