Foto: Soldado Sacha Pereti/Brigada Militar
A Brigada Militar, por meio do Departamento de Ensino (DE), formou, na tarde desta terça-feira (16/7), 11 militares estaduais no Curso de Formação de Instrutores em Aspectos Policiais em Defesa da Igualdade Racial. A cerimônia aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa Brigada Militar (IPBM), no bairro Partenon, em Porto Alegre.
A solenidade aconteceu na forma de coquetel e entrega de certificados aos formandos. A partir de agora, os 11 praças e oficiais estarão aptos a serem multiplicadores, perante a tropa, de conceitos policiais relativos a racismo, injúria racial e intolerância religiosa. O efetivo que passou pela qualificação também poderá lecionar em cursos da Instituição relativos à temática racial.
Ao todo, a capacitação contou com 20 horas de aula. Entre as disciplinas no currículo, estiveram “Introdução à História e Estruturação do Racismo”, “Letramento Racial e Aspectos Jurídicos do Crime de Racismo” e “Abordagem Técnica Policial no Combate ao Racismo”. O curso contou com instruções e palestras de oficiais superiores da Polícia Militar da Bahia e de delegados das Polícias Civis da Bahia e do Mato Grosso do Sul. Todos os palestrantes possuem o curso de Polícia Antirracista e são instrutores do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O evento de formatura contou com a participação do subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, do chefe do Estado-Maior da BM, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, além do corregedor-geral da BM, coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, e do diretor do Departamento de Ensino, coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.