Foto:Divulgação PMRG

Rio Grande – A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande informou, nesta segunda-feira (24) à tarde, que subiu para 28 o número de casos positivos para a Leptospirose no município, desde que os dados começaram a ser divulgados. São quatro registros a mais do que na semana passada. Ao todo, são 64 casos notificados com suspeita para a doença relativos ao período após o começo da enchente de maio.

Os dados acima constam do boletim semanal divulgado pela Vigilância. Conforme consta no documento, 15 notificações aguardam resultados de exames laboratoriais e 21 do total de 64 foram descartadas para a doença.

RECOMENDAÇÕES

Para se prevenir da Leptospirose, a Vigilância Epidemiológica recomenda que as pessoas não utilizem alimentos que tiveram contato com as águas da enchente. Outras orientações importantes do órgão municipal são: ao retornar para suas casas, as pessoas devem utilizar luvas e botas para limpeza; lavar e desinfetar todos os objetos que tiveram contato com água de alagamento; trabalhadores expostos a locais de risco devem utilizar botas e luvas.

Para quem tiver qualquer sinal e sintoma da doença, como febre, diarreia, dores musculares, a orientação é para que procure o posto de Saúde mais próximo à residência.