Nesta segunda-feira (5), com o lento avanço da frente fria aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas pontualmente fortes seguem sobre as Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Leste. Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. A partir do final da tarde, as instabilidades
retornam pela Argentina, se espalhando para as Missões, Oeste, Centro, Norte, Vales, Serra e RMPOA no decorrer da noite, com chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo, e volumes entre 5 e 15 mm/dia.
Na terça-feira (6), com uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade de norte, as instabilidades associadas a chuvas fortes e temporais voltam a se intensificar na metade Sul e Centro do Estado, com volumes entre 40 e 60 mm/dia na Campanha e Sul, devendo passar dos 70 mm/dia no Oeste gaúcho e fronteira com o Uruguai. Nas Missões, Centro, Vales, Serra e Leste gaúcho, os acumulados ficam em torno dos 5 aos 10 mm/dia. Além disso, na metade Norte, as temperaturas máximas se elevam e variam entre 24 e 29°C.
A tendência é que, na quarta-feira (07), com o avanço de uma frente fria pelo oceano, as chuvas fortes atuem na metade Sul, Missões, Centro e Vales, com volumes entre 30 e 60 mm/dia. As rajadas de vento sopram do quadrante sul ao longo do dia, com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h. Além disso, o deslocamento de uma massa de ar frio traz o declínio das temperaturas na metade Sul, Missões e Centro do Estado no decorrer da noite.