Arte: Marcos MZV

No decorrer da manhã desta terça-feira (06), as chuvas perderam força em áreas da metade Norte do RS e as temperaturas máximas se elevaram, variando entre 26 e 30°C. Entre a tarde e noite, com a atuação de uma baixa pressão, fluxo de umidade de norte e avanço de uma frente fria, as instabilidades associadas a chuvas fortes e temporais isolados se deslocam para o Oeste, Centro, Campanha, Sul e Costa Doce. Os volumes variam entre 40 e 60 mm/dia, podendo passar dos 80 mm/dia no Oeste, parte da Campanha e fronteira com o Uruguai.

Amanhã, quarta-feira (07), o lento deslocamento da frente fria aliada ao fluxo de umidade de norte favorece as chuvas sobre o território gaúcho. Os volumes ficam em torno dos 60 aos 80 mm/dia no Oeste, Campanha e Missões, podendo passar dos 100 mm/dia próximo ao Centro e Vale do Rio Pardo. Nas demais regiões, os acumulados variam
entre 15 e 30 mm/dia. As rajadas de vento sopram do quadrante sul, com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h e no decorrer da noite, as temperaturas entram em declínio na metade Sul, Missões e Centro, devido ao avanço de uma massa de ar frio.

Na quinta-feira (08), com a influência de um sistema de baixa pressão aliado aos ventos úmidos do oceano, as chuvas moderadas ainda atuam na metade Leste, Centro e Norte do Estado, com acumulados em torno dos 10 aos 20 mm/dia no Sul, Costa Doce, Leste e Serra gaúcha. Os ventos atuam em todo o Estado, com velocidades entre
40 e 70 km/h na maioria das regiões, e o mar fica agitado na costa gaúcha. Com o ar polar sobre o Estado, as temperaturas ficam baixas e há condições para precipitação invernal especialmente no Sul, Costa Doce, Leste e Serra.

A tendência é que, na sexta-feira (09), os ventos úmidos do oceano sigam favorecendo chuviscos/chuva fraca na Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral, Leste e Serra. Com a atuação do ar polar, as temperaturas seguem baixas, com mínimas em torno dos 1 aos 9°C e máximas entre 8 e 12°C. Além disso, os ventos seguem fortes com velocidades entre 50 e 70 km/h na metade Sul, favorecendo o mar agitado e com risco de ressaca.