Arte: Marcos MZV

Nesta quarta-feira, a passagem de uma frente fria, juntamente com a atuação de um sistema de baixa
pressão em altitude que se desloca sobre a Argentina, cria condições para a formação de grande quantidade de
nebulosidade, acompanhada de chuva e eventuais trovoadas ao longo do dia. Com o deslocamento desta frente
fria em direção à metade norte do Estado, o canal de umidade que alimentou as instabilidades ontem,
deixará a região.

Essa condição fará com que os acumulados de chuva sejam bem inferiores aos registrados
durante a terça-feira. A entrada de uma massa de ar frio provocará um declínio das temperaturas, com as
mínimas sendo registradas no final do dia. Amanhã (quinta-feira), com a chegada de ar mais seco à região,
é esperada uma diminuição na quantidade de nebulosidade, reduzindo a possibilidade de chuvas significativas.
Os ventos do setor oeste deverão ganhar intensidade a partir da manhã, em geral com rajadas de intensidade
moderada. No entanto, de forma isolada, existe a possibilidade de rajadas fortes, próximas a 50 km/h. As informações são do meteorologista Henrique Repinaldo.

No Estado

Nesta quarta-feira (07), o lento avanço de uma frente fria aliada ao fluxo de umidade de norte favorece as chuvas sobre o Estado. Os volumes ficam em torno dos 60 aos 80 mm/dia no Oeste, Campanha, Missões, Centro e Vale do Rio Pardo, podendo passar pontualmente dos 100 mm/dia nas Missões e Centro. Nas demais regiões, os
acumulados variam entre 15 e 30 mm/dia. O vento sopra do quadrante sul com velocidades em torno dos 40 aos 60 km/h no decorrer da noite. Além disso, as temperaturas entram em declínio na metade Sul, Missões e Centro, devido ao avanço de uma massa de ar frio.

Na quinta-feira (08), com a influência de um sistema de baixa pressão aliado aos ventos úmidos do oceano, as chuvas moderadas ainda atuam na metade Leste, Centro e Norte do território gaúcho. Os acumulados ficam em torno dos 10 aos 20 mm/dia no Sul, Costa Doce, Leste e Serra gaúcha. Os ventos atuam em todo o Estado, com
velocidades entre 40 e 70 km/h na maioria das regiões, e o mar fica agitado na costa gaúcha. Com o ar polar sobre o Estado, as temperaturas ficam baixas e há condições para precipitação invernal especialmente no Sul, Costa Doce, Leste e Serra gaúcha. Na sexta-feira (09), os ventos úmidos vindos do oceano seguem favorecendo chuviscos/chuva fraca na Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral, Leste e Serra.

No Sul e Costa Doce há condição para chuva pontualmente moderada com eventuais trovoadas. As temperaturas seguem baixas, com mínimas em torno dos 1 aos 9°C e máximas entre 8 e 12°C, devido à atuação do ar polar. Além disso, os ventos seguem fortes com velocidades entre 50 e 80 km/h na metade Sul e litoral gaúcho, favorecendo o mar agitado e com risco de ressaca. Na Serra há condições para precipitação invernal.

A tendência é que, no sábado (10), a massa de ar seco favorece o tempo estável com sol entre poucas nuvens em todo o território gaúcho. As temperaturas seguem baixas, com mínimas em torno dos 0 aos 7°C e máximas entre 10 e 14°C, devido à atuação do ar polar. Os ventos variam com velocidades entre 40 e 60 km/h na faixa Litorânea, favorecendo o mar agitado e com risco de ressaca. (Com informações do Sema – Sala de Situação RS)