Com lançamento previsto para amanhã, terça-feira (3) o Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal representa uma oportunidade de abertura de novos mercados para a produção das agroindústrias instaladas nos 23 municípios que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

“O trabalho do consórcio se dá, principalmente, através da harmonização do suporte legal e dos procedimentos de Inspeção em todos os municípios consorciados, sendo o Consórcio um coordenador e catalisador das ações de cada Sistema Municipal de Inspeção (SIM)”, explica Daizon Stoquetti, secretário executivo do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), uma ferramenta de gestão adotada pelas Prefeituras da Azonasul visando o desencadeamento de ações com impacto na coletividade e na racionalização das gestões públicas.

Atualmente as agroindústrias só possuem liberação para vender seus produtos dentro dos municípios onde estão estabelecidas, mas a partir da adesão das prefeituras ao Consórcio de Inspeção do COPES ficam liberadas para comercializar em todas as cidades região, o que representa um mercado consumidor estimado em 800 mil pessoas.

Em um segundo momento, com o credenciamento das empresas no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários (SISBI) através do Consórcio, as agroindústrias regionais poderão distribuir seus produtos por todo o Brasil.

“A partir disso estima-se um crescimento das agroindústrias da região, tanto em tamanho quanto em quantidade, pois a ampliação do mercado consumidor é essencial para alavancar e viabilizar economicamente as empresas, o que terá importante impacto na agricultura familiar da zona sul, ao agregar valor à produção agrícola e incrementar a renda nas propriedades”, comenta.

O lançamento do Consórcio Regional de Inspeção está marcado para às 14h, na sede da Azonasul, em Pelotas, com a presença de representações dos ministérios da Agricultura; Desenvolvimento Agrário; prefeitos e secretários de Agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *