Defesa Civil do Estado emitiu alerta de tempestade, com grau de severidade de grande perigo, com início neste domingo (1\12), às 14h, com término previsto para às 23h59min. A chuva, conforme o alerta, será   superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

O que favorece a tempestade é um sistema de baixa pressão na Argentina, a aproximação de uma frente fria e transporte de calor e umidade, em boa parte do Estado. Na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões, os acumulados ficam entre 60 a 100 mm/dia, podendo atingir pontualmente 140 mm/dia em áreas do Sul e Campanha. Nas demais regiões, os acumulados ficam em torno de 70 mm/dia. As rajadas de vento devem ser fortes, com velocidades de 70 a 100 km/h, podendo superar os 120 km/h pontualmente associados às instabilidades.

Na madrugada e manhã de segunda-feira (02), a frente fria avança para a metade Norte do Estado, com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e tempestades isoladas com possibilidade de queda de granizo. Os acumulados ficam em torno de 60 a 100 mm/dia no Noroeste e Norte, e entre 30 e 65 mm/dia no Centro, Vales, RMPOA, Serra, Nordeste, Litoral Médio e Norte. As rajadas de vento ficam em torno de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 90 km/h associados às instabilidades. À noite, a frente fria se afasta do Estado e o tempo volta a ficar firme.

TENDÊNCIA

A tendência é que, na terça-feira, predomine a condição de tempo firme em todo o território gaúcho. No Extremo Sul e Litoral Sul, há ocorrência de rajadas de vento de 50 a 60 km/h. As temperaturas estarão mais baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas entre 11 e 17 °C, e máximas de 20 a 25 °C.