Tripulação desembarca as 15 toneladas de donativos . Foto MB

Os donativos arrecadados pela Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, cerca de 15 toneladas, trazidos pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” foram descarregados na quinta-feira (30), no Estaleiro do Rio Grande (ERG) e serão distribuídos em pontos estratégicos do Estado. O navio da Marinha do Brasil foi receber os donativos a 110 milhas (aproximadamente 177 km) da costa do Estado, trazidos do Rio de Janeiro pelo navio de guerra dos Estados Unidos, Porta-Aviões Nuclear “George Washington”. Este navio não pode atracar no porto de Rio Grande, pois é de propulsão nuclear. 

A transferência durou cerca de cinco horas e foi feita por aeronaves, tanto da Marinha do Brasil, quanto da Marinha americana, na segunda-feira, dia 27 de maio. O Atlântico, maior navio de guerra da América Latina e o porta-aviões dos Estados Unidos, desempenharam uma verdadeira operação típica de guerra para trazer os donativos ao Rio Grande do Sul

 As doações, arrecadadas e armazenadas pela Marinha do Brasil, incluem água mineral, alimentos não perecíveis, ração e material de higiene e limpeza. 

Atuação

A Marinha do Brasil já empregou 10 navios no Rio Grande do Sul, que realizaram o transporte de cerca de 400 toneladas de donativos, 130 mil litros de água potável, além de viaturas, aeronaves, embarcações, equipamentos e suprimentos diversos. 

A Marinha também enviou um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em apoio à Defesa Civil, 11 helicópteros, 50 embarcações, 70 viaturas, entre outras capacidades. Também instalou um hospital de campanha em Guaíba e um em Rio Grande, além desempregar equipes médicas no atendimento à população. Os fuzileiros navais também tem atuado na reconstrução de escolas públicas e desobstrução de vias.