A Ecosul, concessionária responsável pela administração de 457,3 quilômetros das BRs 116 e 392 no Rio Grande do Sul, comunica que ajustará na segunda-feira (10/06) o sistema de dispensa de pagamento da tarifa de pedágio em razão das enchentes no Estado. O benefício para qualquer tipo de veículo em missão humanitária, que estava em prática desde o dia 6 de maio, gerou quase 4,5 mil passagens gratuitas em um mês de execução. A gratuidade continuará sendo aplicada a caminhões transportando donativos, acompanhados de veículos oficiais, e a moradores da região da Colônia de Pescadores Z-3, que permanecem sem caminho alternativo à cidade de Pelotas em razão da queda de uma ponte.
A gerente de Operações da Ecosul, Liliane Costa Firmiano, explica que as isenções serão mantidas, mas seguindo a medida estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Portaria No DG112, de 9 de maio. “Caminhões transportando donativos destinados à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, acompanhados de veículos oficiais, continuarão isentos em nossas praças de pedágio”, explica.
A dispensa do pagamento ainda seguirá sendo disponibilizada às comunidades que moram junto à Estrada da Galatéia, atualmente único acesso à Colônia Z-3, após a Praça de Pedágio do Retiro, via BR-116. No entanto, os beneficiários terão um novo método de cadastramento para solicitar a passagem. A partir de segunda-feira, ao entrar em contato com a Ouvidoria da Ecosul, além de informar a placa e modelo do carro, como ocorria até então, o interessado – necessariamente morador da Z-3, da Vila Galatéia ou do Posto Branco -, precisa apresentar um comprovante de residência. Automóveis que ainda prestarem auxílio a esta região específica da zona rural, que comprovarem a ação, poderão continuar solicitando a dispensa com antecedência, conforme já vinha sendo realizado.
Para viabilizar a gratuidade, o usuário deve solicitar a liberação da passagem à Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria.ecosul@ecosul.com.br ou pelo site, no link Fale Conosco https://www.ecosul.com.br/atendimento/fale-conosco. Também é possível fazer contato pelo 0800 724 1066 ou pelo canal para deficientes auditivos, acessado via WhatsApp, pelo número (53) 2128-4462.
Liliane destaca que desde que o maior evento climático extremo do Brasil aconteceu no Estado, a Ecosul adotou medidas de assistência operacional visando atender à necessidade fática regional, mediante dispensa de pagamento da tarifa de pedágio dos veículos destinados à prestação de apoio humanitário. Em um mês, 2.355 solicitações de dispensa foram recebidas e autorizadas pela Ecosul, o que somou 4.486 passagens gratuitas nas cinco praças de pedágio do Polo Rodoviário de Pelotas.
Ela ressalta que as ações de apoio emergenciais multifacetários que a Ecosul tem dado aos municípios da região atingidos serão mantidas, conforme necessidades das autoridades regionais. Como parte dos esforços de contenção da cheia e reparos de estragos causados pela água, além de doação de R$ 500 mil, a Ecosul colocou equipes, maquinários, frota e socorro médico à disposição das prefeituras. Em paralelo, a concessionária recebe doações de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza nos pontos de coleta disponibilizados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), localizados nas BR-116 e BR-392.