A primeira edição do Musiurg ocorreu em 1984. Foto: Arquivo Furg

Rio Grande – O Festival Universitário de Música do Rio Grande, o Musiurg, já tem data marcada para voltar. Conhecido por valorizar a música local e regional e oportunizar o surgimento de novos talentos, o evento terá sua sexta edição realizada pela FURG entre os dias 4 e 5 de dezembro, no auditório do Cidec-Sul. O festival teve início nos anos 80 e, desde então, revelou uma série de músicos, intérpretes e compositores da região. Sua última edição foi em 2013.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da universidade, Daniel Prado, o retorno do Musiurg “chega no sentido de fortalecer e dar vazão à grande produção artístico-musical que se tem aqui neste território. É um evento que vem suprir uma lacuna de alguns anos, onde não tivemos festivais de música. Historicamente, Rio Grande teve muitas experiências positivas, e agora voltamos com o nosso formato para contribuir e abrir espaços para os artistas”.

Duas categorias serão disputadas nesta edição do festival: livre e temática. O tema este ano será o Meio Ambiente, que “se volta para a vocação da universidade e seu espírito de ações”, segundo o pró-reitor. Cada noite terá três premiações: melhor canção, melhor letra e melhor arranjo. O festival terá premiação em dinheiro, e o corpo de jurados já está confirmado.

As inscrições e o envio das canções deverão ser realizados via Sistema de Inscrições (Sinsc), a partir do dia 8 de outubro. Com a triagem, está prevista a seleção de seis canções para a noite do dia 4 de dezembro, na categoria geral, e outras seis na linha temática Meio Ambiente, no dia seguinte.

Alguns produtos para a comunidade serão gerados através do projeto. Todo o material será gravado digitalmente pela Secom, e posteriormente veiculado nas redes sociais da FURG e na programação da FURG FM. Um livro, a ser editado pela FURG, também irá reunir as letras das canções e as memórias do festival.

Ações formativas

“O Musiurg é um festival que visa estimular, reconhecer e valorizar a produção musical na universidade, oportunizando espaço para a criação, fruição e reflexão estética no campo da música”, comenta Roberto Souza, músico e Técnico-Administrativo em Educação lotado na DAC/Proexc, responsável pela gestão cultural do evento. De acordo com ele, o festival também irá desenvolver ações formativas que possuem o objetivo de aproximar a comunidade em geral do fazer musical na universidade, e contribuir para a qualificação técnica e artística dos músicos na região.

Curadoria

A organização do Musiurg fica a cargo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), através do Núcleo de Extensão e Música (Nemus), e a curadoria é realizada pela Proexc junto à Secretaria de Comunicação (Secom) e ao Cidec-Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *