Tricolor venceu o Internacional por 1 a 0 e conquistou o título inédito da competição. Foto: Guilherme Testa

Neste domingo, 20, o dia de Gurias Gremistas começou cedo, com a partida de volta da final do Campeonato Gaúcho Feminino Sub-15, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Em Gre-Nal disputado às 10h, o Tricolor venceu o Internacional por 1 a 0 e conquistou o título inédito da competição, o primeiro da Base Feminina em âmbito estadual. Rafinha fez o gol do título. No jogo de ida, disputado no Estádio da Ulbra, em Canoas, sede das Gurias Gremistas, o Imortal já havia vencido por 3 a 0.

Como o regulamento do campeonato não prevê vantagem por saldo de gols, o Tricolor encarou o jogo de volta precisando de um empate para sagrar-se campeão. Atrás no marcador agregado e tendo que reverter perante sua torcida, o Inter tratou de buscar a iniciativa desde o começo e criou mais no primeiro tempo.

A primeira chance foi aos 8 minutos. Laura Dupont recebeu na direita, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou muito perto do poste direito da goleira gremista Gabi. Aos 15, outra chegada da equipe rubra: cobrança de falta de Nicoli, da direita, foi na cabeça da lateral Canhota que mandou rente ao poste esquerdo.

O Grêmio respondeu forte aos 24 minutos: após cobrança de escanteio da direita e bate-rebate na área colorada, Rafinha cruzou da esquerda encontrando Sara dentro da pequena área, sozinha. A goleadora gremista teve sua conclusão bloqueada pela goleira colorada.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, a camisa 7 gremista, Mari, arriscou de fora da área e quase surpreendeu. A conclusão foi por sobre o travessão. Antes do apito final, o Grêmio foi obrigado a queimar a primeira troca: Duda, sentindo, deixou o campo para entrada de Valentina.

O segundo tempo iniciou com o mesmo panorama: o Inter com a posse de bola e o Grêmio muito bem postado no setor defensivo. No contra-ataque, o Tricolor criou a primeira chance com Rafinha, aos 4 minutos. Ela recebeu na direita, em velocidade, mas arrematou por sobre o travessão colorado. Cinco minutos depois, o Inter chegou a colocar a bola na rede, mas foi apontado impedimento da atleta Joana.

Aos 18 minutos, nasceu o gol da vitória gremista: a zagueira Tefi cobrou falta de muito longe em direção ao gol surpreendendo a goleira colorada. Ela ia sendo encoberta, deu um tapa na bola que bateu no travessão e ficou à feição para Rafinha empurrar para as redes. Grêmio 1 a 0!

Se as coloradas já estavam desesperadas com o empate, o gol sofrido potencializou ainda mais. O time se atirou para cima numa pressão desenfreada, mas encontrou um bloqueio na frente da área gremista. Aos 28, o técnico gremista Marcelo Sacknies fez duas alterações colocando Geovanna e Kakau nos lugares de Mari e Rafinha.

Com muita garra, as Gurias Gremistas seguraram a vantagem até o final e comemoraram a grande conquista na casa das adversárias.

O Tricolor foi campeão com Gabi, Dafine, Rayssa, Tefi, Paula, Sofia Wallau, Mari (Geovanna), Lara Monica, Sara, Rafinha (Kakau) e Duda (Valentina).

A campanha vitoriosa contou com sete vitórias em oito jogos disputados, 43 gols marcados e apenas três sofridos. Sara foi a artilheira com dez gols seguida por Rafinha que anotou seu nono gol na final de hoje.