O Grêmio não somou pontos em jogo fora de casa pelo Campeonato Brasileiro na noite de ontem, quarta-feira, 17. Em duelo muito disputado com o São Paulo pela 17ª rodada da competição, o Tricolor gaúcho acabou sofrendo o revés por 1 a 0. O gol adversário foi marcado por Lucas Moura, no Morumbis.
Com a derrota, o Grêmio fica na 18ª colocação na tabela do campeonato, com 11 pontos. O próximo duelo é de mando de campo Tricolor, novamente no Estádio Centenário, enquanto a Arena não está apta para jogos. A partida acontece às 11h de domingo, 21, contra o Vitória, em Caxias do Sul.
O time escalado por Renato Portaluppi manteve a base de ataque que enfrentou o Operário/PR, último desafio do Tricolor, pela Copa do Brasil. Com Kannemann suspenso, a equipe passou por mudanças na defesa: João Pedro, Rodrigo Ely, Natã e Reinaldo. No meio, Dodi retornou e Villasanti assumiu a braçadeira de capitão.
Com sintomas gripais, por decisão dos médicos do Clube o técnico Renato não comandou o time da beira do campo durante o jogo. O auxiliar Alexandre Mendes assumiu seu lugar na partida.
Logo aos 9 minutos, o São Paulo abriu o placar, com Lucas Moura. Após aproveitar rebote, Alisson passou para o meia, na ponta da grande área, bater rasteiro e cruzado. São Paulo 1 x 0 Grêmio.
As chances seguiram lá e cá, mas foi a equipe paulista que chegou novamente com perigo aos 16, em cabeceio de Arboleda. Nos minutos seguintes, novas investidas do adversário. Antes de encerrar a primeira etapa, Pavón ainda tentou para o Grêmio pela direita, invadindo a área e batendo colocado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No intervalo, o auxiliar técnico Alexandre promoveu as primeiras mudanças. Pepê saiu para a entrada de Carballo e Galdino deu lugar a Nathan. O time retornou com outra postura. Aos 10 minutos, a bola sobrou para Dodi finalizar, mas o goleiro adversário defendeu. O mesmo Dodi tentou um minuto depois, em jogada pela esquerda e cruzamento para Carballo, que cabeceou para fora.
Aos 14, Reinaldo faz bela jogada e a bola sobrou para Dodi. Ele tentou, mas foi Soteldo que teve a melhor chance, porém mandou para fora. E assim continuou a pressão gremista. Aos 15, após saída errada do time adversário, Soteldo, de novo, deixou para Pavón bater forte e obrigar o goleiro adversário a fazer a defesa.
O São Paulo tentou reagir nos minutos seguintes, com chances de Luciano, Nestor e Galoppo, mas Marchesin apareceu para frustrar os planos dos adversários. A resposta do Grêmio veio com substituições de Dodi e de Pavón, para as entradas de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes.
Aos 38, Soteldo deu belo drible em Arboleda e chutou forte para mais uma defesa do goleiro são-paulino. Dois minutos depois, os donos da casa apareceram com Rato, que parou em Marchesin.
O jogo se encaminhava para o fim quando Alexandre Mendes tirou o zagueiro Natã para colocar o volante Ronald. Com 10 minutos de acréscimos sinalizados pelo juiz da partida, o duelo ainda reservava muitas emoções. Aos 48, Rodrigo Ely subiu sozinho no meio da área para o cabeceio, mas Rafael pegou.
No minuto seguinte, André Silva levou perigo à meta gremista e Nathan teve oportunidade para o lado do Tricolor gaúcho. Antes do apito final, Igor Vinícius, do São Paulo, ainda foi expulso por demora na cobrança de lateral e Reinaldo, aos 58, teve uma última chance do jogo.