O Grêmio voltou a vencer dentro do Campeonato Brasileiro Sub-20 na luta. Ontem, quarta-feira, no Estádio do Pituaçu, em Salvador, a equipe comandada pelo técnico Airton Fagundes bateu o Bahia pelo placar de 2 a 0, gols anotados por Alysson e Guga. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 34 pontos na tabela de classificação mantendo a segunda colocação e se aproximando do Palmeiras que acabou goleado pelo Goiás por 4 a 2. Já classificado para próxima fase de forma antecipada, o Grêmio luta para permanecer entre os quatro primeiros colocados e garantir a partida única das quartas de final em seus domínios.
O jogo começou com o Tricolor pressionando a saída de bola da equipe baiana. A postura surtiu resultado logo aos 5 minutos quando o Grêmio abriu o marcador: o goleiro Pedro Cruz foi fazer um lançamento com as mãos e acabou entregando de presente para Alysson na frente da área. O atacante gremista não perdoou. Ajeitou o corpo e bateu de canhota, no canto direito. Grêmio 1 a 0.
No lance seguinte, na saída da bola, o Tricolor retomou a posse outra vez na pressão e quase marcou o segundo com Guga arriscando da entrada da área. Desta vez, o goleiro baiano foi bem e mandou para escanteio. Aos 10, Alysson recebeu na direita, invadiu a área, driblou o marcador e chutou cruzado na saída do goleiro. A bola desviou no marcador e saiu rente ao poste.
Levou algum tempo para o Bahia conseguir se acertar em campo. Aos poucos, as ações foram igualadas, mas o Grêmio se manteve forte na marcação e com uma boa postura defensiva. Mesmo procurando ficar com a posse de bola, os donos da casa não levaram perigo à meta de Cássio.
Aos 26 minutos, aproveitando os espaços deixados pelos baianos, o Grêmio voltou a levar perigo: Alysson esperou a passagem de Igor pela direita. O lateral recebeu, invadiu a área, perdeu um pouco o ângulo e chutou na rede pelo lado de fora.
Dez minutos depois, Guga aproveitou falha do zagueiro Dodô na intermediária baiana e abriu para Alysson, na direita. Ele invadiu a área e chutou na saída do goleiro que esticou o pé direito e fez a defesa evitando o segundo gol gremista.
Nos acréscimos, outra vez Alysson pela direita. Ele recebeu de Guga e bateu cruzado. A zaga afastou parcialmente nos pés do próprio Guga. Ele dominou e chutou forte com a bola passando muito perto do poste esquerdo.
Pelo que produziu nos primeiros 45 minutos, o Grêmio poderia ter levado um resultado muito melhor para o vestiário.
O treinador Airton Fagundes teve que fazer uma modificação para etapa final: Alysson sofreu uma entrada dura no último lance do primeiro tempo e deixou o gramado no intervalo para entrada de Hiago.
Pelo lado baiano, duas alterações na busca de uma postura mais ofensiva.
Aos 8 minutos, a equipe dona da casa criou sua primeira real oportunidade na partida: após um erro de passe gremista, João Coni deixou Juninho na cara do gol. Ele chutou cruzado da direita e Cássio fez um milagre. No rebote, Igor tirou o perigo da pequena área.
O Grêmio respondeu dois minutos depois: Guga roubou a bola do zagueiro na frente da área e deu pra Tiago que soltou a bomba. Pedro Cruz fez grande defesa.
Aos 18 minutos, o Bahia quase empatou no contra-ataque: João Coni foi lançado em velocidade no meio dos dois zagueiros gremistas. Invadiu a área e chutou por sobre o travessão.
Nos minutos seguintes, Airton Fagundes parou o jogo duas vezes e promoveu quatro alterações: na primeira delas, entrou Gabriel Mec e Artur Júnior nas vagas de Tiago e Cheron. Logo depois, Karele ingressou na vaga de Viery, que já tinha cartão amarelo, e Araújo entrou no lugar de Riquelme aumentando o poder de marcação.
O Bahia se atirou em busca do empate e o Tricolor ficou com espaço para contra-atacar. Aos 31, Gabriel Mec recebeu na esquerda, passou em velocidade pelo marcador, mas pegou mal na hora da conclusão. A bola encobriu a meta.
A tônica dos minutos finais foi o Bahia com a posse de bola no campo de ataque e o Grêmio muito bem fechado administrando a vantagem e esperando o momento certo para matar o jogo.
E o momento certo surgiu aos 48 minutos: Guga ganhou no corpo da marcação pelo lado direito, levantou a cabeça e virou do outro lado onde Gabriel Mec entrava sozinho. Oportunista, ele deu um leve toque para tirar o goleiro e garantir os três pontos fora de casa. Grêmio 2 a 0.
No próximo sábado, às 11h, em Eldorado do Sul, o Tricolor enfrenta o Flamengo em jogo atrasado pela 4ª rodada do Brasileirão Sub-20. O rubro-negro venceu o Bragantino na rodada de hoje e segue na terceira colocação com os mesmos 34 pontos do Grêmio. Em caso de vitória, o Tricolor pode até sonhar com a primeira colocação na fase de grupos na rodada final.