O Grêmio está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Em jogo neste domingo, 14, o Tricolor venceu o Operário/PR por 3 a 1. Com gols de Pavon, Galdino e Gustavo Nunes, o Imortal superou o adversário no jogo de volta da terceira fase da competição, disputado no Centenário, em Caxias do Sul, com mando gremista. Ronaldo marcou para o time visitante.
Para o duelo decisivo, o técnico Renato Portaluppi promoveu algumas mudanças na equipe em comparação com a escalação do último jogo, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Fábio entrou no lugar de João Pedro e Geromel retornou, com a faixa de capitão. Na outra lateral, Reinaldo deu lugar a Mayk. No meio, Pepê entrou no lugar de Dodi. E no ataque, Soteldo pela esquerda e Galdino, avançado, foram as novidades. Eles começaram o jogo no lugar de Cristaldo, lesionado, e de Gustavo Nunes. Pavon completou o time pela direita.
O primeiro tempo começou com chances para ambos os lados e algumas faltas. Aos 14 minutos, o primeiro cartão amarelo, para Jacy, por falta em Edenilson. Aos 18, outro amarelado: Rodrigo Rodrigues, por falta em Villasanti, que tomava a frente para uma investida gremista.
Um minuto depois, pênalti para o Tricolor! Após cruzamento de Soteldo e cabeceio de Geromel, Kannemann foi derrubado por Joseph ao tentar aproveitar a sobra. Na cobrança, Pavón chutou firme no centro do gol para estufar as redes: Grêmio 1 x 0 Operário.
Após o gol, o Grêmio seguia com maior posse de bola, mas o Operário acabou aproveitando uma chance. Aos 29, após cobrança de lateral pela direita, Sávio cruzou na cabeça de Ronaldo, que mandou no canto direito do goleiro Marchesin. Grêmio 1 x 1 Operário.
Não demorou muito para o Tricolor mostrar reação. Aos 31 minutos, Soteldo fez bela jogada pelo meio e encontrou Galdino, na área. O atacante dominou e chutou para o gol, certeiro. Grêmio 2 x 1 Operário.
O jogo continuou com ambos os times criando oportunidades, com menos efetividade. Aos 42, a última tentativa Tricolor na primeira etapa, com Soteldo avançando pela esquerda e servindo o lateral Mayk, que chutou. A bola desviou e bateu na trave. Villasanti ainda tentou o rebote, mas foi travado.
No segundo tempo, o Grêmio voltou com mudança. Edenílson, que havia sentido a coxa na primeira etapa, deu lugar a Gustavo Nunes. Uma opção de postura ainda ofensiva do técnico Renato Portuluppi, apesar da vitória parcial.
Logo aos 3 minutos, o Grêmio já mostrou que seguiria buscando aumentar o placar. Soteldo recebeu na área, dominou e bateu forte, mas o goleiro adversário fez a defesa. Aos 8, brilhou a estrela do guri da Base Gremista, Gustavo Nunes. Ele recebeu de Villasanti, pela esquerda, invadiu a área e chutou para o gol. Grêmio 3 x 1 Operário.
O jogo seguiu bastante disputado, com o adversário buscando diminuir sua desvantagem. Aos 12 minutos, Ronaldo tentou de longe, mas Marchesín conseguiu jogar a bola para escanteio. Alguns minutos depois, nova defesa do goleiro gremista, em cabeceio de William. Aos 21, Geromel recebeu o primeiro cartão amarelo para o lado do Grêmio, após falta em tentativa de saída de Ronaldo.
Com a vantagem no placar, o técnico Renato realizou mudanças aos 28 minutos. Soteldo saiu para entrada de Dodi, Pavon deu lugar a Nathan e Pepê a Carballo, deixando o meio de campo Tricolor mais defensivo. Aos 37, as trocas do comandante gremista mostraram trabalho novamente. Gustavo Nunes deu passe para Carballo domina e arriscar de fora, mas a bola subiu demais.
O Grêmio pressionava, obrigando a equipe do Operário a se defender. Aos 40, Rafael Santos levou cartão amarelo por reclamação. Minutos depois, Pira teve que parar Gustavo Nunes com falta após drible do atacante e também foi amarelado.
Com o jogo se encaminhando para o fim, nova substituição na equipe do Grêmio. Du Queiroz entrou no lugar de Galdino, reforçando ainda mais o meio campo gremista. Apesar da postura mais defensiva, o Tricolor seguia atacando. Antes do apito final, ainda deu tempo de Gustavo Nunes tentar de novo pela esquerda, mas a bola foi para fora.
Classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, agora o Grêmio aguarda o sorteio das oitavas de final. São Paulo, Palmeiras, Bahia, Goiás, CRB, Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Red Bull Bragantino, Vasco, Juventude e Atlético-PR são os outros times que avançaram para a etapa decisiva.
O próximo duelo do Tricolor será pelo Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, na quarta-feira, 17, às 20h, no Morumbi.