Equipe Buscar reação na quinta-feira, 29, no Estádio do Canindé, em São Paulo. Foto: Luiz Erbes

As Gurias Gremistas arrancaram em desvantagem na disputa das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino. No início da noite desta segunda-feira, mandando o jogo de ida no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Grêmio acabou superado pelo São Paulo pelo placar de 2 a 1. O gol gremista foi anotado por Cassia e Aline marcou duas vezes para as paulistas.

A primeira oportunidade foi das Gurias Gremistas, aos seis minutos. Raquel Fernandes fez a cobrança de falta lateral na área, pelo lado direito. Na segunda trave Tayla apareceu livre para desviar de cabeça, porém sem força, no centro do gol. A resposta veio aos oito minutos, em cobrança de lateral pela direita. A bola foi escorada de cabeça para o meio da área gremista. De primeira veio o chute cruzado, que acabou passando em frente ao gol de Lorena, saindo pela linha de fundo à esquerda.

Em conclusão de fora da área de Dayana Rodríguez, a bola explodiu na defensora adversária dentro da área. Após a finalização de toda a jogada desenvolvida, o árbitro de vídeo chamou a árbitra para revisão. Após alguns minutos, o pênalti foi assinalado por toque no braço direito. Na cobrança, aos 19 minutos, a artilheira Cassia mandou no canto esquerdo e a goleira saltou para o lado oposto. 1 a 0!

Melhor na partida, o Grêmio chegou novamente aos 22 minutos. Raíssa Bahia passou na velocidade por duas marcadoras e fez a abertura na extrema-esquerda para Giovaninha. Ela dominou e deu o passe para trás. Raíssa fechou na área, com liberdade, para fazer a conclusão um pouco desequilibrada. A bola acabou saindo torta, em grande oportunidade desperdiçada para ampliar.

Aos 29 minutos o ataque são-paulino apareceu. Após cruzamento da direita, a defesa gremista afastou mal e a bola ficou viva na área. De primeira veio o chute rasteiro e Lorena defendeu sem dar rebote, no centro do gol. Depois disso, o jogo ficou mais equilibrado, porém, sem as equipes terem melhor construção nas jogadas ofensivas para levar perigo.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, após cruzamento em escanteio do São Paulo, a zaga gremista afastou a bola em duas oportunidades da área. Na segunda vez, Aline pegou a sobra para dominar de cabeça e, sem deixar a bola cair na meia-lua da grande área, mandou o chute no canto esquerdo. Lorena ainda foi na bola, mas ela quicou à sua frente e acabou entrando.

Para a segunda etapa, o Grêmio voltou com a mesma formação inicial. Gradativamente a equipe foi valorizando mais a posse de bola, procurando combinar mais as jogadas coletivamente para passar a levar maior perigo. Chegou em bolas alçadas na área, mas sem conseguir concluir para o gol adversário.

A primeira troca promovida pela técnica Thaissan Passos foi a entrada de Caty, na vaga de Ludmila. Aos 19 minutos, Caty recebeu o passe pelo lado esquerdo da área e levou ao fundo para cruzar rasteiro. Cassia tentou desviar de letra e a bola foi fraca para defesa da arqueira. Na sequência, Jessica Peña saiu do jogo para a entrada de Rafa Levis.

Aos 32 minutos, o time paulista chegou ao ataque pelo lado direito. Logo a bola foi colocada na área e Aline apareceu novamente para concluir firme e mandar sem chances para o gol, estabelecendo a virada. O Grêmio foi chegar novamente aos 40 minutos. Raquel Fernandes achou o passe para Caty, invadindo a área pelo lado esquerdo. Ela chegou concluindo cruzado de perna canhota e a bola passou perto da trave esquerda.

O Grêmio pressionou muito na reta final do confronto em busca do empate, mas não conseguiu o melhor acabamento nas investidas, principalmente em bola alçadas na área e em cobranças de escanteio.

Agora a equipe terá de buscar a reação no duelo de volta na quinta-feira, 29, no 000000000stádio do Canindé, em São Paulo. O jogo terá transmissão da TV Brasil e do Canal Goat no youtube, às 14h45.2