Nova estrutura vai possibilitar ampliação de atendimentos e especialidades. Foto: Divulgação Gov

Pelotas –  Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou edital de licitação para construção da sede própria. A publicação no Diário Oficial da União será amanhã,  segunda-feira (8).

Os recursos são provenientes do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, e foram anunciados em agosto de 2023 pelo presidente Lula, após inclusão do HE-UFPel no Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo Federal.

As empresas interessadas em participar da licitação terão 25 dias úteis para formularem e apresentarem suas propostas. Na sequência será aberta a licitação na modalidade pregão, que é uma contratação por preço global. “Ou seja, já temos todos os projetos executivos, memorial descritivo, cadernos de encargos. Documentos que dizem exatamente o que queremos, o que estamos contratando”, explica o gerente administrativo do HE-UFPel, Eduardo Moreira Palma.

As futuras instalações irão abrigar: Bloco 1, com seis pavimentos e área total de 34.611,59 m², projetado para: Serviço de Hemodiálise, Serviço de Nutrição, Almoxarifado, Cafeteria, Vestiários, Necrotério; Laboratórios (Clínica, Patologia e Biologia molecular); Agência Transfusional; Banco de Leite; Hotelaria/Rouparia; Farmácia; Engenharia Clínica; OPME; CME; Centro Cirúrgico; Centro de parto normal; UTI Adulto; UTI Neonatal; UTI pediátrica; UI Pediatria; UI Obstétrica; Qualidade; CCIH; Unidade Clínica Médica; Reabilitação; Grupo de pele; Cuidados Paliativos; Psicologia Clínica; Unidade Cirúrgica; Unidade Internação Saúde Mental; Unidade de Precaução; Áreas técnicas.

E Bloco 2, com 11.424,99 m², dispostos em dois pavimentos, abrigando: Auditório, Endoscopia, Reabilitação, Imagenologia, Coleta Patológica; Consultórios especializados, SAE e Hospital Dia. O cronograma da obra tem previsão de 36 meses. No auge da construção estima-se que aproximadamente 180 trabalhadores estarão laborando na obra.

“A licitação da nova Sede do HE-UFPel é um grande desafio que está se tornando realidade com a publicação do Edital. Este projeto que vem sendo discutido amplamente desde 2021, ganhou força com a sinalização dos recursos para sua concretização ao final de 2023, concentrando os esforços de toda equipe nas análises dos projetos e planilhas que compõe o certame. O Setor de Infraestrutura Física, formado por engenheiros civis, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, arquiteto, além das chefias do setor, da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar e da Gerência Administrativa dedicaram grande parte de seu tempo para operacionalizar esse objetivo.

Além disso, o envolvimento de profissionais da Sede da EBSERH, vinculados ao Serviço de Manutenção Predial, Projetos e Obras, foi fundamental na condução da construção dos documentos da licitação, concentrando expertises, garantindo que esse processo tenha a excelência necessária frente a sua importância social”, afirma o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HE-UFPel, Wilson Oliveira Júnior.

O novo espaço foi projetado de forma coletiva e voltado para atender às necessidades assistenciais da região e integrar as demandas de ensino e pesquisa dos cursos da UFPel.  Segundo a superintendente do HE-UFPel, Carolina Ziebell, a ampliação dos serviços de saúde será não apenas quantitativa, mas, também, qualitativa, ofertando novos atendimentos e especialidades à comunidade. “Além disso, o Hospital tem ampliado sua atuação em pesquisa, por meio do Centro de Pesquisas e, até a conclusão da execução deste projeto, esperamos que a integração da pesquisa à assistência seja uma realidade, reafirmando assim nosso papel como Universidade, aplicando a ciência para a solução dos problemas da comunidade”.

O Hospital Escola da UFPel é uma instituição de ensino, pesquisa e assistência à saúde referência no sul do Brasil nas áreas de oncologia, cuidados intensivos adulto e neonatal, tratamento de HIV e gestação de alto risco. É campo de prática de ensino, pesquisa e extensão para dez cursos da área da saúde da UFPel. Presta atendimento à população de 21 municípios da Zona Sul do Estado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 70% da estrutura física de internação e serviços estão em prédios locados, que além de comprometer a capacidade de atendimento, gera custos com locação e deslocamento, devido à distância física entre os prédios.

“Gostaria de manifestar a enorme satisfação que tenho de estar Reitora da UFPel nesse momento aguardado há muitos anos por toda a comunidade universitária. Finalmente estamos tirando do papel o projeto do Hospital Escola! A peleia foi longa e envolveu uma série de pessoas, a quem deixo toda a minha gratidão por terem feito parte da concretização desse sonho, em especial a atual gestão da Ebserh, na figura do seu presidente, Dr Arthur Chioro, bem como a toda equipe técnica da Ebserh Sede. Por óbvio, não posso deixar de salientar o empenho da Dra. Carolina Ziebell, superintendente do nosso hospital, e de toda sua equipe. A Dra Carolina conduziu de forma brilhante o processo que culminou nessa importante conquista. Ganha toda a população de Pelotas e de toda região Sul do estado!”, destaca a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade.

Histórico

A construção da sede própria do HE-UFPel é uma demanda da população da Zona Sul como um todo, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. O projeto da sede própria prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, em área junto à Faculdade de Medicina da UFPel. O bloco 3 já é uma realidade, em funcionamento desde 2020 com a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa.

O novo HE-UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI Pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além de novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.

Situação atual

O HE-UFPel conta atualmente com 172 leitos, atende uma população de mais de um milhão de habitantes. Anualmente, o Hospital realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de atender 150 leitos de internação domiciliar.

Rede Ebserh

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.