No último sábado, 13, no Hospital Monporto ocorreu uma cirurgia inédita na região sul do Estado. O procedimento conduzido pelo traumatologista e cirurgião especialista Marcos André Mendes da Silva trouxe para a metade sul do Estado um procedimento com a utilização de recursos tecnológicos de ponta. Até a abertura do Hospital Monporto, artroplastia sobre o controle de navegação, só poderia ser realizada na capital do Estado.
“Realizamos uma intervenção cirúrgica de artroplastia total do ombro reversa, sobre o controle de navegação. A navegação é uma tecnologia de ponta que está na última etapa antes da instalação da robótica na artroplastia do ombro, que nós ainda não estamos realizando no Brasil. Então, nós realizamos a primeira cirurgia de navegação no sul do estado do Rio Grande do Sul e com perspectivas de realizar outros procedimentos, aumentando a eficácia e melhorando nossos resultados, beneficiando nossos pacientes no Hospital Monporto”, afirmou o médico.
Ainda, segundo ele, “o controle de navegação é um dispositivo importado norte-americano que permite a leitura de todo o planejamento pré-operatório com a utilização de software 3D no intra-operatório. De forma objetiva, isso ajuda no posicionamento preciso dos implantes, minimizando os erros humanos do procedimento cirúrgico. Desta forma, conseguimos realizar o procedimento cirúrgico com precisão, beneficiando a função futura do paciente e a longevidade dos implantes”, conclui ele.
O Hospital Monporto, da Rede de Saúde Açores, foi inaugurado em março de 2024 e conta com leitos de internação, terapia intensiva e hospital-dia. O Centro Cirúrgico possui cinco salas totalmente equipadas para as mais diversas complexidades cirúrgicas. Ainda, conta com um Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI) completo e um Pronto Atendimento 24 horas com plantão médico de clínica geral, pediatria, cirurgia geral e ortopedia e traumatologia. O Hospital reforça seu atendimento a pacientes particulares e dos convênios Unimed, IPE Saúde, SAMHOP, Sameisa e Marinha do Brasil.