Nesta sexta-feira (23), o lento avanço da frente fria favorece chuvas pontualmente fortes no Norte, Serra e Litoral Norte, com acumulados entre 25 e 45 mm ao longo do dia. Nas demais regiões, há possibilidade de chuviscos isolados. Durante a noite, a frente fria se desloca para o oceano, mantendo a condição de chuva fraca/chuviscos
sobre a RMPOA e o Nordeste do estado. O mar segue agitado, com risco de ressaca. No Litoral Sul, os ventos variam entre 60 e 70 km/h, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Mar del Plata.
No sábado (24), a circulação marítima favorece os chuviscos/chuva fraca em praticamente sobre o Centro, RMPOA, Nordeste e Norte, com chuva moderada nos Campos de Cima da Serra. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 3 aos 11°C, e as máximas entre 8 e 14°C, não passando dos 5°C na Serra gaúcha. Os ventos sopram de sul no Litoral, com rajadas de até 55 km/h, e ao longo do dia o mar segue agitado na costa gaúcha. No final da noite, com a presença de umidade, há chance de neve sobre a região da Serra, e condições para precipitação invernal no Oeste e Campanha
No domingo (25), as temperaturas ficam mais baixas em comparação aos dias anteriores, variando entre 1 e 6°C sobre o Estado, chegando aos 0°C na Serra, e com condições de chuviscos/chuva fraca e precipitação invernal em áreas altas da Serra gaúcha na madrugada e manhã. No Oeste, faixa Leste e Norte, há condição para eventuais chuviscos. As temperaturas da tarde sobem pouco 6 aos 13°C. As rajadas de vento ficam em torno dos 40 aos 60 km/h na faixa Leste, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
A tendência é que, na segunda-feira (26), a persistência da massa de ar frio siga favorecendo as temperaturas baixas pela manhã, variando entre -2 e 0°C no Norte e Serra gaúcha e entre 3 e 5°C nas demais regiões. Com isso, há condição de geada em todo o Estado. As temperaturas da tarde sobem mais em comparação aos últimos dias, variando entre 14 e 17°C. À noite, as temperaturas entram em declínio novamente. As rajadas de vento ficam em torno dos 40 aos 60 km/h na faixa Leste, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Zona Sul
Nesta sexta-feira, o ramo frio do sistema frontal atua sobre a metade norte, enquanto o ramo ocluso afeta a AZONASUL. Devido a essa configuração sinótica, a AZONASUL estará sob influência da massa de ar fria, porém úmida em baixos e médios níveis da troposfera, o que ocasiona uma condição de predomínio de nebulosidade e com baixa amplitude térmica ao longo do dia. No entanto, com o afastamento do centro de baixa pressão relacionado ao sistema frontal adentrando mais o Oceano Atlântico, o ramo ocluso diminui sua influência sobre a AZONASUL, permitindo alguns períodos de diminuição da nebulosidade ao longo do dia, mas com a incursão de ar frio seguindo, o que acarretará em temperaturas mínimas diárias ocorrendo no final do dia sobre a região.
No sábado, o centro de alta pressão em baixos níveis associado ao setor seco da massa de ar frio se posiciona sobre o centro da Argentina, mantendo a menor nebulosidade do estado sobre a região oeste e partes da Campanha e noroeste. A AZONASUL ainda apresenta condição de nebulosidade em alguns períodos do dia devido a perturbações no escoamento do ar em baixos níveis sobre o nordeste da Argentina, sujeito a chuva fraca ocasional em partes das regiões que abrangem Pelotas e Rio Grande.