Com 115 toneladas de doações a bordo, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior da Marinha do Brasil (MB) e da América Latina, desatracou do Rio de Janeiro (RJ), em direção à cidade de Rio Grande (RS), ne. Além de mais uma remessa de alimentos, a embarcação também leva gêneros secos, frigorificados, 53 toneladas de água mineral e muita esperança para a população que ainda sofre com as consequências das enchentes no Sul do País.
Para auxiliar no descarregamento dos 245 pallets com donativos, quatro empilhadeiras também farão a viagem de apoio humanitário. Essa é a segunda vez que o A140, como é conhecido o navio, desatraca da capital fluminense para reforçar as ações realizadas nas localidades afetadas.
Depois de uma semana de trabalho para o abastecimento do navio com a carga de doações, a previsão é de que o NAM “Atlântico”, com mais de 600 militares embarcados, chegue em Rio Grande ainda nesta quinta-feira (27). A distribuição, estabelecida pela Defesa Civil, será direcionada às comunidades com necessidades prioritárias.
De acordo com o Comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin, o objetivo é único: “Seguimos comprometidos com o auxílio humanitário e a Marinha não vai deixar de amparar o povo gaúcho. Estamos retornando para ampliar as ações que já estão sendo conduzidas pela Força, no Rio Grande do Sul, desde o dia 30 de abril”.
O mar traz boas notícias
No dia 8 de maio, o NAM “Atlântico” partiu do Rio de Janeiro pela primeira vez, acompanhado da Fragata “Defensora”. Juntas, as embarcações realizaram uma força-tarefa que levou 1.350 militares; 154 toneladas de donativos; duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora; e 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil.
Ainda em maio, a Marinha do Brasil uniu esforços com a Marinha dos Estados Unidos (EUA) para a transferência de 15 toneladas de doações entre o Porta-Aviões Nuclear “George Washington” e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, na costa do Rio Grande do Sul. Após o recebimento, o navio brasileiro atracou em Rio Grande, desembarcando todo o material para a distribuição.
Operação “Taquari 2”
Militares da Marinha atuam no apoio às cidades gaúchas atingidas pelas chuvas desde o dia 30 de abril. Hoje, após quase dois meses, os números da Força Naval chegam a mais de 3 mil militares empregados; 11 helicópteros; 80 embarcações; 231 viaturas; cerca de 500 toneladas de donativos; e 180 mil litros de água potável transportados.