Durante o estado de calamidade ocorrido no Rio Grande do Sul, em razão das enchentes, a Polícia Civil do RS recebeu reforços de policiais civis de vários estados, que auxiliaram e intensificaram as operações de policiamento preventivo e ostensivo.
Várias das equipes de fora do estado já se despediram do Rio Grande do Sul. Todo esse efetivo trabalhou em conjunto com as forças de segurança do Estado, no auxílio à população gaúcha vítima das enchentes.
Foram mais de 500 policiais, entre delegados e agentes, dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal que, após o cumprimento das missões, retornam a seus Estados.
A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, destacou a importância deste reforço tático: “Os policiais vindos de outros estados foram fundamentais nas atividades preventivas e repressivas durante o período de calamidade, auxiliando nas operações, patrulhamentos, salvamentos e ações humanitárias”.
Já o diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, delegado Bolivar dos Reis Llantada, disse que a vinda de policiais de fora do RS reforçou a segurança estadual: “A Polícia Civil gaúcha agradece aos policiais civis da CORE/SC, COPE/PR, CORE/RJ, CORE/MG, TIGRE/PR, GER/SP, DOE/DF e FERA/AM, que se disponibilizaram a atuar no RS, auxiliando em diversas frentes”.