Foto: Pixabay

Rio Grande – Uma pessoa veio a óbito pela Covid-19 no município do Rio Grande, conforme consta no boletim semanal da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) divulgado na sexta-feira (14). Esse é o único caso confirmado para a doença que consta no documento e refere-se a um homem, 68 anos, aposentado e com comorbidades. O óbito ocorreu dia 7 deste mês e, com ele, são 740 as vítimas da Covid-19 no município desde o começo da pandemia.

Por sua vez, a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça que permanece vacinando contra a Covid-19. Neste sábado (15), das 9h ao meio-dia, doses da vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna, estarão disponíveis somente no Posto IV (Canalete) à população que tenha a partir dos 6 meses de idade, conforme a situação vacinal e se estiverem enquadradas nos grupos prioritários.

Para receber uma dose da vacina contra a Covid-19, é necessária a apresentação da carteira de vacinação, a fim de que a equipe da Saúde no posto avalie a dose a ser aplicada. Todos os idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses até 4 anos e trabalhadores da Saúde devem receber duas doses da vacina XBB, anualmente.

Pessoas que fazem parte de outros grupos prioritários, como indígenas, quilombolas e pessoas com comorbidades devem receber uma dose anual. As demais pessoas precisam procurar os postos para avaliar a situação vacinal.

Durante a semana, apenas os postos localizados nas ilhas Torotama e Marinheiros não estão vacinando, porque permanecem fechados por conta dos alagamentos provocados pelas enchentes.

GRIPE H1N1

A Vigilância mantém a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1). As doses da vacina estarão disponíveis neste sábado, no Posto IV, para toda a população a partir dos 6 meses de idade. No mesmo local e data, também, podem ser aplicadas outras vacinas do calendário de rotina.
Confira os dados do boletim semanal da Covid-19 no Rio Grande no documento anexo.