A Polícia Rodoviária Federal flagrou 10 motoristas dirigindo acima do limite máximo de velocidade na BR 293, no trecho entre Candiota e Bagé. Um deles, dirigindo uma Mercedes, foi flagrado a 175 km/h, quando o máximo permitido é de 100 km/h. Outros nove motoristas foram flagrados acima da velocidade permitida.
O motorista flagrado transitando a 175 km/h, estava com um excesso de mais de 50% da velocidade máxima permitida. Esta infração de trânsito é punida com 7 pontos na habilitação e multa no valor de R$ 880,41, além do motorista responder a um processo administrativo para que o direito de dirigir seja suspenso.
A fiscalização de velocidade é realizada com o objetivo de coibir excessos por parte dos motoristas que utilizam as rodovias. Neste trecho da BR 293, entre Bagé e Candiota, tem acontecido diversos acidentes nos último meses e a PRF tem intensificado as fiscalizações no local.
Em 2023, o Rio Grande do Sul registrou 1.572 vítimas fatais em acidentes de trânsito. O Brasil, com 203 milhões de habitantes, ocupa um incômodo terceiro lugar no ranking de países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito, segundo o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas primeiras posições estão a Índia (1,428 bilhão de habitantes) e a China (1.425 bilhão de habitantes), respectivamente.