Estudantes podem escolher entre os cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Foto: Sesc

A partir desta segunda-feira (9), jovens de 15 a 18 anos poderão se inscrever para a primeira Orquestra Jovem do Sesc no Rio Grande do Sul, que está sendo criada no município de Pelotas. Buscando estimular o desenvolvimento artístico individual, além de socialização e vivência musical em conjunto, o projeto de sensibilização musical, instrumental e social terá, além das aulas, ensaios e apresentações. Os encontros iniciarão em janeiro de 2025 e os estudantes podem escolher entre os cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/orquestrajovem/, onde também está disponível o edital completo.

Os requisitos para concorrer às bolsas de estudos – que concederão R$600 por mês aos alunos selecionados, durante um ano, com possibilidade de prorrogação por até quatro anos – são: conhecimento prévio em leitura de partituras e na prática do instrumento escolhido; estar regularmente matriculado em uma escola pública ou privada ou apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio; responsável e/ou candidato devem comprovar renda familiar de até dois salários mínimos nacionais por pessoa do núcleo familiar; ter, ao menos, 12 horas livres por semana para se dedicar à Orquestra Jovem Sesc; ser residente da cidade de Pelotas; e preferencialmente ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Além da ajuda de custo mensal, os músicos também receberão lanches e transporte para participação das aulas do projeto, previstas para acontecer em três dias da semana, no Sesc Pelotas (Rua Félix Xavier da Cunha, 811), no turno da tarde, das 13h30 às 17h30. Os benefícios visam evitar a evasão escolar de adolescentes e jovens que, por motivos socioeconômicos, acabam precisando migrar para o mercado de trabalho antes de concluir os estudos e/ou de seguir em atividades culturais. Esta será a primeira Orquestra Jovem do Sesc no Rio Grande do Sul.

O projeto, criado em 2004, está em prática, atualmente, no Maranhão, Mato Grosso (Polo Socioambiental Sesc Pantanal), Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro (Polo Educacional Sesc), Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Até 25 de outubro, os candidatos serão comunicados sobre suas datas e horários para audições, onde deverão apresentar uma peça de pelo menos dois minutos no instrumento pretendido. A comissão avaliará a habilidade técnica a partir da articulação, expressividade da execução, uso adequado da dinâmica, afinação, postura corporal adequada ao instrumento e interpretação correta dos símbolos musicais.

Os alunos aprovados serão divulgados no site do projeto e terão de 28/11 a 13/12/2024 para realizar a matrícula presencialmente na Unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e, aos sábados, 08h às 11h45.

A manutenção da bolsa de estudos depende de não haver falta injustificada, com frequência mínima de 75% durante todo o curso, que terá semestres de janeiro a junho e de julho a dezembro, ter aproveitamento satisfatório no avanço das aulas, além de cumprir as normas e regramentos do Manual do Aluno Orquestra Jovem Sesc Pelotas, que será entregue a cada estudantes no início das atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 99131-3176.

Arte Sesc

É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Inscrições para Orquestra 

Data: 09/09 a 09/10/2024

Como: Gratuitamente, pelo site www.sesc-rs.com.br/orquestrajovem/, mediante preenchimento de formulário e, posteriormente, audição para apresentar habilidades práticas no instrumento escolhido

Público-alvo: Adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, com conhecimento musical prévio; regularmente matriculados na escola ou com certificado de conclusão do Ensino Médio; com renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa; moradores de Pelotas; preferencialmente dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Cursos: Violino, viola, violoncelo e contrabaixo

Cronograma:

Agendamento audições candidatos: 10 a 25/10/2024

Audições candidatos: 04 a 19/11/2024

Resultado selecionados: 26/11/2024

Matrícula selecionados: 28/11 a 13/12/2024

Início das aulas: 06/01/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *