Pelotas – A prefeita Paula Mascarenhas foi até a Colônia de Pescadores Z3, juntamente com o governador Eduardo Leite e o deputado federal Daniel Trzeciak para se reunir com os moradores. A localidade foi uma das mais atingidas pela enchente de maio em Pelotas. As autoridades vistoriaram o andamento das obras na estrada de acesso e visitaram o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Sindicato dos Pescadores e o Salão Paroquial João Paulo II, que ainda serve de abrigo para uma parcela da população residente no local.
A chefe do Executivo municipal escutou as experiências dos moradores com a enchente e orientou os atingidos quanto aos benefícios sociais que têm direito por meios dos governos estadual e federal.
“Pudemos conversar, ouvir os relatos e dar um abraço nessas pessoas que sofreram tanto com a enchente. Estamos aqui para dar conforto, esperança, mas além disso, compromisso com a reconstrução. Nossa visita serviu para mostrarmos que estaremos ao lado das pessoas nesse momento crítico, e faremos o possível para que a vida delas volte ao normal”disse a prefeita,
Servente de pedreiro, Claudiomiro Duarte perdeu sua casa com a enchente e até esta sexta-feira vive com a esposa no abrigo do Salão Paroquial. O morador da Z3 falou de suas perdas com as autoridades, mas disse que já está trabalhando para se recuperar. “A nossa casa ficava à beira da lagoa e caiu toda. Já estou cadastrado no Cras e consegui um material com meu vizinho para erguer uma casa novamente. Eu quero continuar morando na Z3”. Até a noite desta sexta, o abrigo do Salão Paroquial contabilizava 30 famílias, num total de 95 pessoas, conforme parcial da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O governador Eduardo Leite orientou os moradores quanto ao benefício estadual do programa Volta por Cima, que prevê repasse de R$ 2,5 mil a desabrigados ou desalojados cadastrados no Bolsa Família que tiveram suas residências atingidas pela água. Ele também conversou com os pescadores para saber das suas necessidades.
“Estamos do lado da Prefeitura e perto das pessoas para que possamos ajudar quem mais precisa. Nos próximos dias, estaremos liberando o Volta por Cima à população. Também pudemos conversar com os pescadores da Colônia Z3 para identificar as necessidades específicas desses trabalhadores. Assim, vamos buscar elaborar um programa de auxílio do Governo do Estado a esse público que, com as chuvas, perdeu boa parte da sua renda”, afirmou Eduardo Leite.
Na visita ao Cras, as autoridades acompanharam a entrega de 300 kits de limpeza. Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, está prevista a chegada de mais mil desses kits semana que vem. A meta da Secretaria é que todas as casas da Colônia Z3 recebam pelo menos um kit.
Estavam presentes na Colônia de Pescadores, a diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Rodrigues Coelho, o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior, o coordenador da Defesa Civil regional, coronel Márcio André Facin, o coordenador da Defesa Civil municipal, Eduardo Tejada, e a vereadora Marisa Schwarzer (PSDB).