Foram apreendidos centenas de cigarros eletrônicos, insumos e outros. Foto: PF

Santa Maria – A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou na tarde desta quinta-feira (22), a Operação Fresh Smoke, para apurar o crime de contrabando e a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos. Na ação, foram apreendidas centenas de cigarros eletrônicos, insumos e pequena quantidade de maconha e haxixe, smartphones e outras mídias que passarão por análise para fins de obtenção de novos elementos de prova acerca dos crimes investigados. Um homem foi preso em flagrante pelo crime de contrabando, com pena de até a 5 anos de reclusão.

As apreensões ocorreram durante a ação em que os policiais federais cumpriam seis mandados de busca e apreensão em quatro residências e dois estabelecimentos comerciais localizados na cidade de Santa Maria. Um dos locais é uma tabacaria especializada na comercialização de cigarros e assemelhados, e de dispositivos eletrônicos para fumar (vapes), com comercialização proibida no país pela Anvisa.

O nome da operação faz alusão à “fumaça” gerada pelo cigarro eletrônico em forma de vapor de água, dando a falsa impressão de que não cause malefícios no seu uso.