São Borja – A Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Integridade Eleitoral, com o objetivo de combater a interferência de facção criminosa no processo eleitoral de São Borja.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo 11 de busca domiciliar e cinco de busca pessoal, além do afastamento de sigilo de dados. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Eleitoral de Garantias da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria/RS, tendo sua execução em diversos pontos da cidade de São Borja/RS.
As investigações tiveram início a partir do compartilhamento de informações entre Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério Público Eleitoral, resultando na identificação de possível apoio pessoal, material e financeiro de grupo criminoso atuante na região a candidato a cargo eletivo no município. A investigação apura a captação ilícita de sufrágio e falsidade ideológica eleitoral, em razão de cooptação de eleitores mediante distribuição de vantagens indevidas e a não declaração de gastos eleitorais.