Foto: PCRS
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPI) de Porto Alegre, sob a coordenação da Delegada de Polícia Ana Luiza Caruso, participou da Operação Virtude 2024, realizada entre 10 de junho e 11 de julho.
A ação integrada em âmbito nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com colaboração do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, cujo objetivo é combater crimes contra a pessoa idosa. Forças policiais de todos os estados e do Distrito Federal, especialmente das unidades especializadas de proteção à pessoa idosa, participaram da operação.
Durante este período, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul apurou 953 denúncias de idosos em possíveis situações de maus-tratos, com realização de diligências policiais para verificação os fatos.
Além disso, foram realizadas ações educativas, como palestras, ações de panfletagem e campanhas em mídias digitais, que alcançaram um número aproximado de 34 mil pessoas. No decorrer da operação, 17 pessoas foram presas em flagrante delito, 10 pessoas foram presas em razão de mandado de prisão, e houve apreensões de armas de fogo, munições e drogas